quinta-feira, 21 de março de 2013

// //

Onde a cultura digital é mais do que real

“Cultura digital é a habilidade de comunicar ou mesclar qualquer produto baseado em uma linguagem comum digital”. Sim, caro muvuqueiro. O mundo digital é muito mais do que tweets e posts no Facebook. Pelo digital, é possível realizar ações concretas e, quem sabe, até influenciar no mundo físico. E não vai pensando que isso ainda tá só na teoria. Já tem gente trabalhando (e muito) para que a cultura digital de fato cause mudanças na nossa vida.

Esse é o caso da dona da primeira fala desse texto, Kamila Brito, membro da Casa de Cultura Digital do Pará, projeto que nasce com o sonho de ser um espaço para a circulação de ideias, projetos, pessoas e empresas que queiram deixar a cultura digital do estado cada vez mais forte. Para Kamila, “tentar integrar a comunicação, desde o local até o global e vice-versa, em tempo real, para poder diluir o processo de interação”, faz parte desse sonho.

Estúdio de fotografia da Casa de Cultura Digital do Pará

O cenário da cultura digital em Belém, cidade onde a Casa está instalada, era promissor, porém disperso. “Já existia informalmente alguns movimentos e iniciativas nessa área digital em Belém, mas que isoladamente não teriam tanto impacto para a cidade”, conta Kamila. Nada mais natural do que um espaço único para unir essas iniciativas, não acham? Assim nasceu a Casa, montada com a colaboração de algumas empresas como a SB Virtual, MF Consultoria Empresarial, o Estúdio Fotográfico dos amigos Marcos Barbosa e Leonardo Mendonça e a MCubo Soluções (Eu Patrocino).

A Casa de Cultura Digital do Pará está numa situação melhor do que aquela das cantigas de ninar (“não tinha teto, não tinha nada”), mas ainda “está em fase de estruturação, fechando parcerias, recebendo doações de livros para a biblioteca e mobilizando pessoas que possam integrar alguns projetos da casa ou das empresas que já estão nelas”, pelo que conta Kamila. Mas se acalmem, pois esse tempo que a casa leva para ficar pronta promete valer a pena.

Reunião dos membros da Casa

As primeiras ações planejadas incluem educar as pessoas digitalmente por meio de cursos e oficinas sobre o mundo 2.0. Com a informação e a tecnologia sendo disponibilizadas de forma prática a população, com o tempo será muito mais fácil que as ações de cultura digital façam uma diferença ainda maior.

NO PARÁ, CULTURA DIGITAL É TENDÊNCIA
Ainda tem muita coisa boa vindo pela frente. Para Kamila, “o Pará é um estado promissor para promoção da cultura digital porque tem em sua composição um povo criativo e rico em manifestações culturais que só tem a se beneficiar com os potenciais habilitados por meios digitais”. Claro que isso tudo depende de nós, das nossas iniciativas e de nossas ideias. “Não temos como prever o que vem pela frente, mas faremos muitas coisas boas dentro da casa que vão ajudar no desenvolvimento do estado”, diz Kamila.

Várias empresas e pessoas trabalhando juntas pela cultura digital no estado

A tendência para o futuro é fazer com que as ações no mundo digital tenham verdadeira força para modificar a sociedade em que vivemos. “Os paraenses terão a oportunidade de cobrar mais por seus direitos em diversas esferas. Hoje se usa muito a internet para reclamar de muita coisa errada que acontece no estado, mas se convertermos metade dessas reclamações em atitudes que possam solucionar alguns desses problemas já será um grande avanço”, acredita a nossa entrevistada. Cabe a nós ajudar nesse processo e termos consciência de que podemos fazer muita coisa além do que pensamos quando temos o mouse na mão.

Endereço da Casa: Rua Apinagés nº 405
Twitter: @ccdpara
Facebook: Casa da Cultura Digital Pará

Texto: Felipe Jailson / Fotos: Divulgação


1 muvucada sobre isso

  1. Luciano Santa Brígida disse... 25 de março de 2013 às 18:47

    Não trate a cultura digital como sendo algo alheio ao que chama de "mundo físico". O digital é parte do mundo físico. É, na verdade, um canal a mais de comunicação tal qual o ar que respiramos que é o canal por onde o som propaga em nossas conversas.

    As tecnologias digitais permitem, entretanto, novas possibilidades de comunicação em diferentes contextos. E, sim, causa mudanças em nossas vidas há mais de duas décadas. Vide http://sbvirtual.com.br/facebook-cartorio-do-seculo-xxi/ como exemplo de influência dos canais digitais em nossas vidas.

    Reforço afirmando que a virtualidade de idéias não é inerente do digital. O conceito está presente na literatura há muitos séculos. Os meios digitais facilitam a interconexão entre essas idéias gerando não só uma rede de pensamentos interligados como também produz novos pensamentos, idéias, produtos, conceitos, arte etc.

Postar um comentário