quinta-feira, 22 de março de 2012

// //

Cumbuca sem fronteiras


Semana de Comunicação da Universidade Federal do Pará. A definição da Muvuca na Cumbuca, por si só, seria um belo motivo para alguém pensar que se trata de “mais um evento na UFPA”. Seria, se não fosse por um detalhe: quem disse que não há comunicação para além dos muros da Universidade?

Muvuquinha Unama abriu a programação de 2012, acolhendo públicos de outras faculdades. A ideia da Muvuca é mostrar que a comunicação  está em todo lugar. (Foto: Tony Lameira)

É por isso que a Muvuca, desde sempre, buscou interagir com outros públicos, pois só assim, por meio da interação, é que se faz comunicação em qualquer lugar. Nossos pré-eventos, as Muvuquinhas, são o maior exemplo de como nós tentamos – com sucesso – invadir outras praias e levar a nossa proposta para mais e mais gente. Trazemos professores e ex-alunos de outras faculdades, para dividirem conhecimento com todos nós.

Faltando 40 dias para o início do evento, nós já passamos por Unama e Iesam, parceiros do evento desde 2011. Tâmella Almeida, aluna de Jornalismo da Unama, considerou a edição de lá da Muvuquinha, a primeira de 2012, um ótimo espaço de debates, e afirmou que esta relação de parceria com outras faculdades é fundamental: “Não sou a favor de disputa entre universidades, acho isso desnecessário. E foi uma grande sacada expandir a Muvuca, isso contribuiu para ganharmos novas experiências com outros professores, sem contar as amizades que fazemos”.

Lembrando que ainda vamos passar por outras faculdades da cidade, com um número recorde de Muvuquinhas: ao todo, serão sete pré-eventos para aquecer o público, iniciando conversas sobre temas futuramente abordados na Muvuca 2012. E quem disse que nossa Cumbuca só aceita comunicólogos? A comunicação é algo tão instigante que atrai pessoas de outros cursos.
Centenas de muvuqueiros já conferiram nossos pré-eventos.
(Foto: Renan Mendes)

Willyam Pinheiro, estudante de Engenharia da Computação do Iesam, conheceu a Muvuca assistindo a primeira palestra de 2011, pela internet, e acabou conquistado pelo evento em 2012 por acaso: “Fui à primeira Muvuquinha para acompanhar minha namorada, que estuda Publicidade e Propaganda na Unama, mas acabei me deparando com assuntos interessantes abordados de maneira critica e criativa, direcionados não só a comunicólogos, mas a todos os consumidores de informação”.



A ideia é juntar todo mundo pela comunicação, independente de universidade, curso ou área de atuação. Segundo Weverton Raiol, aluno de Publicidade da UFPA e organizador da Muvuca 2012, o conhecimento deve ser construído em conjunto e, para isso, buscar o contato com outros públicos fora da UFPA é fundamental: “Para nós, estar em contato com outras realidades e outros campos do saber só aumenta nossa chance de fazer uma grande Muvuca, com uma cumbuca cheia dos mais diversos conhecimentos”.

Comunicação a todo instante – Tá chegando! A Muvuca 2012 vai rolar nos dias 02, 03 e 04 de maio, na Cidade Universitária José da Silveira Netto, no Guamá. Em breve, divulgaremos a programação. Acompanhe as novidades no blog, pelo @Muvuca2012 e pela Fan Page.

Texto: Gustavo Ferreira


2 muvucadas sobre isso

  1. Rômulo Baía disse... 22 de março de 2012 às 15:03

    Muvuca boa é Muvuca compartilhada!

  2. Petterson Farias disse... 22 de março de 2012 às 19:28

    Muvuca é um estado de espírito. s2

Postar um comentário