segunda-feira, 26 de março de 2012

// //

Marketing? A Muvuquinha Cesupa te explica



Ação, sedução do consumidor, publicidade, vendas, entre outras coisas, são as primeiras associações feitas a marketing. Apesar de, muitas vezes, essas relações serem ligadas a coisas ruins, do tipo "aquele político só foi eleito porque teve uma boa estratégia de marketing", ou ainda, "aquela marca não presta, só vendeu por causa do marketing", o marketing não é o vilão da história. Ele não cria, apenas satisfaz as necessidades do consumidor.

Definido pela American Marketing Association como "uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes", o marketing acaba sendo relacionado à Administração, além de que planejar, organizar, dirigir e controlar são princípios de ambos. Mas pela Nossa Senhora da Cumbuca, NUNCA chame alguém que trabalha com marketing de administrador, porque vais correr um sério risco de vida!

Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada do latim mercátes que, no Português, corresponde a Mercadologia, Comercialização ou Ação de mercado. Aqui no Brasil, ele é considerado por lei um campo privado da Administração, mas suas áreas de estudo passam também pela economia, sociologia e, claro, comunicação.

Entender o mercado e atender as suas necessidades para depois seduzir os clientes é a função do marketing. Agora no chamado modelo 3.0, ele está usando várias ferramentas para cumprir esta função. Uma das tendências apontadas é a Netnografia, técnica de pesquisa que analisa o comportamento do consumidor por meio da internet. Então, toma cuidado com o que tuítas e com o que compartilhas, porque estás sendo observado pelos marqueteiros de plantão.

Encontrar um livro sobre marketing antes de procurar loucamente nas prateleiras de comunicação, economia, sociologia, administração, culinária, não é de Deus! Mas, se topas o desafio e queres aprender mais sobre o tema, que tal participar da 4ª Muvuquinha? 

O tema será "Marketing: o que eu faço com isso?". Convidamos o Diretor de Marketing das Organizações Rômulo Maiorana, Guarany Jr.; Rafael Araújo, professor do Cesupa; e Luiz LZ Cezar, professor da UFPA, para o bate-papo mediado pelo aluno de Pubicidade e Propaganda da UFPA e organizador da Muvuca, Weverton Raiol. 

Antes do futebol na TV, que tal um esquenta no Cesupa? Nesta quarta, 28, às 19h30, no auditório da unidade Alcindo Cacela, entre Av. José Malcher e Magalhães Barata. Se você se interessa e quer conhecer mais sobre marketing, vai lá. A entrada é franca e vale certificado, é só se inscrever na entrada.

Texto: Amanda Campelo


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário