quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

// //

Em grande estilo, Unama recebe a 1ª Muvuquinha


Muitos muvuqueiros na Cumbuquinha da Unama. (Foto: Tony Lameira)

Organização enlouquecida, dando entrevista, ajustando o som e correndo loucamente pra que tudo desse certo. “Muvuca fica no sangue e na pele”, disse Petterson Farias, um dos nossos apresentadores, antes de abrir, oficialmente, a primeira Muvuquinha, ontem a noite, no auditório 4 da Unama BR. Mais de duzentos muvuqueiros participaram de um papo sobre Comunicação a todo instante, com os professores Ana Prado (UNAMA) e Nelson Duarte (IFPA) e o publicitário Zek Nascimento, e sentiram um gostinho do que os espera na nossa Semana de Comunicação. Então chega mais que a gente te conta o que rolou por lá.


Natália Costa e Petterson Farias.
(Foto: Tony Lameira)
Petterson e Natália Costa, membros da nossa (Des)organização, abriram a noite apresentando a nossa Cumbuca pra quem não conhecia. Com a irreverência já conhecida dos nossos apresentadores, a plateia deu boas risadas antes de eles anunciarem o mediador da mesa, Gustavo Ferreira, aluno da UFPA e também organizador da Muvuca 2012, que guiou a conversa entre os palestrantes.

Por que a comunicação não para? Assim Zek iniciou o debate, clareando o céu de nossa chuvosa Belém ao responder essa pergunta: “simplesmente, nós não sabemos quando produzimos ou consumimos, por isso ela não nos deixa nunca. Falamos da vizinha, dos amigos, da mocinha que não ficou como galã e do brother que saiu do reality show. Falamos dos outros e de nós mesmos”. Já que para conhecer nós precisamos questionar, nada mais digno para um comunicólogo mergulhar nesse mundo multifacetado que é a comunicação. Para Zek, "a base do conhecimento é a dúvida”.

Modernidade, pós-modernidade, realidade virtual e muita história pra contar como a comunicação evoluiu ao longo dos anos. Nelson Duarte deu um giro pela História para falar sobre a mudança no papel dos produtores/receptores. “Vivemos uma era de profundas transformações no mercado consumidor”, afirmou ele, contando suas experiências e debatendo sobre o fazer comunicação.

Profª Ana Prado (Foto: Tony Lameira)
"Os muvuqueiro pirou" durante a fala da Ana Prado, coordenadora do curso de Comunicação Social da Unama. Ela provocou uma das maiores discussões da nossa Muvuquinha de abertura ao afirmar que “informar não é comunicar”, fazendo cada comunicólogo presente repensar sua maneira de ver e fazer comunicação. Virou, revirou, sacudiu e esquentou a Cumbuca com sua forma irreverente e sincera de falar sobre a comunicação na contemporaneidade.


A plateia também interagiu com nossos palestrantes, tipooooo, com perguntas, experiências e muitas risadas. Assim como a Muvuca não se restringe apenas à comunicação, alunos de outros cursos, como biblioteconomia, e profissionais já formados, como o repórter Igor Fonseca, da TV Liberal, também encheram nossa Cumbuquinha de ideias e reflexões sobre essa comunicação nossa de todo instante.

Saiba você que perder Muvuquinha é pecado. Mas não precisa ficar chorando por aí: você ainda vai ter chance de garantir sua vaga no céu. Teremos mais 5 pré-eventos pra você ficar preparado pra tudo que vai rolar em maio, não vai faltar oportunidade para muvucar.

A (Des)organização da Muvuca na Cumbuca agradece muito a Unama e a todos os muvuqueiros que lotaram o auditório 4. Esperamos todos vocês na beira do rio dia 7 de março, pra Muvuquinha UFPA. Tipo, não perde.


Texto: Gabriela Amorim


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário