No
segundo dia da Muvuca na Cumbuca, foram realizadas as tão esperadas oficinas
com os mais diversos profissionais da área. E a (des)organização vem para
contar um pouco o que rolou nesse dia de muita comunicação e descontração.
ABC do
Freelancer – Filipe Almeida
A oficina
ABC do Freelancer, com Filipe Almeida, começou com um bate-papo espontâneo. O
oficineiro contou um pouco das suas experiências relacionadas ao mercado,
trabalho em rede, autodivulgação, produção criativa e freelas em outras
cidades. Esse primeiro momento da oficina serviu para fazer uma apresentação
geral dos projetos do oficineiro ligados aos usos de redes sociais como grandes
plataformas de divulgação e assim mostrar estratégias para conseguir bons
freelas e trampos.
O segundo
momento, Filipe Almeida, detalhou o seu método de trabalho e as estratégias
para alcançar um maior público. “Se a gente quer ganhar reconhecimento numa
coisa, a gente precisa trabalhar bastante nela antes”, comentou.
Branding
para marcas regionais - Diego Dalmaso
Diego
começou a oficina com uma apresentação descontraída dos participantes. Depois
foi falando sobre os “brandlovers”, sua importância e papel. Deu como exemplo o
movimento da Lomografia. Destacou que branding é diferente de marketing, que
por sua vez é diferente de publicidade. Falou também sobre Marketing 1.0, 2.0 e
3.0. Além disso, contou mais sobre os prosumers (pessoas com destaque em seu
meio social sendo porta-vozes de sua marca). Destacou o papel da Amazônia como
marca mercadologicamente produzida e disse que precisamos desconstruir os estereótipos
sobre essa marca. Mostrou o processo de construção da marca e do que é
necessário para fazer esse trabalho.
Gerenciamento
de crise – Ligia Bernar
Na
oficina de gerenciamento de crise, a Ligia Bernar se apresentou, pediu pros
alunos se apresentarem e contou um pouco da experiência dela como social media
em agências de publicidade e como consultora de conteúdo para as marcas. “Todo
mundo lida com crises, seja na família no trabalho com os amigos. Uma palavra
define o gerenciamento de crise: estratégia”. Por isso, ressaltou a importância
de ficar calmo/tranquilo. Não dá para tomar decisões nervoso e tal. Ela
sinalizou que antes de "resolver" a crise (responder para o público),
é necessário analisar o cliente. Qual é o estilo do cliente? Ele tem um diálogo
aberto com o público?
É preferível não mentir em uma crise, e não tem problema demorar um pouco para responder, porque pensar em uma estratégia, é pensar com cautela e cuidado.
É preferível não mentir em uma crise, e não tem problema demorar um pouco para responder, porque pensar em uma estratégia, é pensar com cautela e cuidado.
Introdução
ao Illustrator - Max Lin
Na
oficina de Illustrator, Max Lin abordou as técnicas usadas no programa de
edição dando dicas aos muvuqueiros. Passo a passo sobre o uso das ferramentas
desde abrir um novo projeto, processo de criação e finalização do arquivo. Como
parte da oficina, Max propôs aos alunos criarem um cartaz para a Muvuca, usando
habilidades aprendidas na oficina. “Quanto mais perfeccionista o designer, mais
caro se paga pelo trabalho”.
Fotografia
Gastronômica - Rafael Araújo
Rafael
iniciou contando que existe diferenças técnica entre fazer fotografias para um
editorial e para um cardápio. Posteriormente, mostrou vídeos sobre ensaios
gastronômicos, manipulação e arrumação do cenário/produto e pós-produção
(photoshop), da McDonald’s.
O
oficineiro contou que existe um profissional específico apenas para arrumar a
comida, o estilo de prato e cena: o foodstylist. Os muvuqueiros assumiram esse
papel e fotografam a 1ª parte da oficina (biscoito/café), onde aprendem a
utilizar ferramentas de fotografia (flash, rebatedor e tripé) para uma foto
adequada.
Além
disso, a oficina teve parceria da James Brownie que deu algumas de suas
maravilhas gastronômicas para os muvuqueiros de inspirarem fotograficamente e
“culinariamente”.
Quadrinhos
e cinema – Otoniel Oliveira
A oficina
iniciou com a apresentação dos muvuqueiros. Neste momento, eles contaram sobre
quais quadrinhos eles gostam, sobre seu envolvimento com o cinema e hqs no
dia-a-dia e na cadêmia. O muvuqueiro, Diego, contou sobre o projeto de TCC que está
desenvolvendo dentro do tema de quadrinhos e sua adaptação para o cinema.
Otoniel
explicou sobre o surgimento da graphic novel. Explicou também sobre o gênero
nos quadrinhos, a linguagem destes e como eles são adaptados ao cinema. Ele mostrou aos muvuqueiros a sua revista
em quadrinhos intitulada “pretérito mais que perfeito”. Outro ponto comentado foi a
introdução do mangá no Brasil e as dificuldades pela leitura diferenciada
desses tipos de história.
Explicou
o processo de transição nos quadrinhos citando a transição “momento por
momento”, usada para criar movimentos, como por exemplo, o piscar dos olhos. A
transição tema por tema, que se aproxima do cinema, referindo-se a série de
temas alternados dentro de uma cena.
Otoniel
explicou que é preciso e importante escolher primeiro a narrativa da história.
Após introduzir o tema e explicá-lo, Otoniel pediu que os participantes
fizessem uma biografia em 6 quadrinhos dentro do assunto explicado na oficina.
Jornalismo
de Moda – Tânia Tatsch
A oficina comandada pela jornalista
do Diário do Pará, Tânia Tatsch, mostrou as ideias centrais por trás de uma
cobertura de moda. E ainda compartilhou ideias
sobre blogs, fast fashions, mini coleções com lançamentos mensais e outros
eventos que sondam esse meio artístico.
Entrou na
discussão sobre tendências e promoveu questionamentos e reflexões sobre o
caráter efêmero dessas tendências e de toda essa linguagem não verbalizada, que
é a moda.
Com a
frase “a moda comunica”, Tânia se aprofundou nas diversas linguagens adotada
por essa vertente artística e cultural principalmente no meio jornalístico,
dentro do mercado atual. “Hoje imprensa, mídia, é movimento. A imagem precisa
estar presente. ” Na oficina, ainda rolou um sorteio de uma camiseta da marca
Reserva.
No inicio
da oficina, Edimar exemplificou os 4 Ps de marketing de forma diferente
(exemplificando o marketing na promo). O produto seria o namorado. Praça, o
jantar. Promoção, a forma com a qual o namorado se mostrou. E por fim, o preço,
o coração da amada.
Ainda
compartilhou ideias sobre o processo criativo promocional, que busca aproximar
o cliente da marca, promovendo a experiência.
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