segunda-feira, 12 de outubro de 2015

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Oficinas da Muvuca marcam o segundo dia dos muvuqueiros

No segundo dia da Muvuca na Cumbuca, foram realizadas as tão esperadas oficinas com os mais diversos profissionais da área. E a (des)organização vem para contar um pouco o que rolou nesse dia de muita comunicação e descontração.

ABC do Freelancer – Filipe Almeida


A oficina ABC do Freelancer, com Filipe Almeida, começou com um bate-papo espontâneo. O oficineiro contou um pouco das suas experiências relacionadas ao mercado, trabalho em rede, autodivulgação, produção criativa e freelas em outras cidades. Esse primeiro momento da oficina serviu para fazer uma apresentação geral dos projetos do oficineiro ligados aos usos de redes sociais como grandes plataformas de divulgação e assim mostrar estratégias para conseguir bons freelas e trampos.
O segundo momento, Filipe Almeida, detalhou o seu método de trabalho e as estratégias para alcançar um maior público. “Se a gente quer ganhar reconhecimento numa coisa, a gente precisa trabalhar bastante nela antes”, comentou.

Branding para marcas regionais - Diego Dalmaso


Diego começou a oficina com uma apresentação descontraída dos participantes. Depois foi falando sobre os “brandlovers”, sua importância e papel. Deu como exemplo o movimento da Lomografia. Destacou que branding é diferente de marketing, que por sua vez é diferente de publicidade. Falou também sobre Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Além disso, contou mais sobre os prosumers (pessoas com destaque em seu meio social sendo porta-vozes de sua marca). Destacou o papel da Amazônia como marca mercadologicamente produzida e disse que precisamos desconstruir os estereótipos sobre essa marca. Mostrou o processo de construção da marca e do que é necessário para fazer esse trabalho.

Gerenciamento de crise – Ligia Bernar


Na oficina de gerenciamento de crise, a Ligia Bernar se apresentou, pediu pros alunos se apresentarem e contou um pouco da experiência dela como social media em agências de publicidade e como consultora de conteúdo para as marcas. “Todo mundo lida com crises, seja na família no trabalho com os amigos. Uma palavra define o gerenciamento de crise: estratégia”. Por isso, ressaltou a importância de ficar calmo/tranquilo. Não dá para tomar decisões nervoso e tal. Ela sinalizou que antes de "resolver" a crise (responder para o público), é necessário analisar o cliente. Qual é o estilo do cliente? Ele tem um diálogo aberto com o público? 
É preferível não mentir em uma crise, e não tem problema demorar um pouco para responder, porque pensar em uma estratégia, é pensar com cautela e cuidado.

Introdução ao Illustrator - Max Lin


Na oficina de Illustrator, Max Lin abordou as técnicas usadas no programa de edição dando dicas aos muvuqueiros. Passo a passo sobre o uso das ferramentas desde abrir um novo projeto, processo de criação e finalização do arquivo. Como parte da oficina, Max propôs aos alunos criarem um cartaz para a Muvuca, usando habilidades aprendidas na oficina. “Quanto mais perfeccionista o designer, mais caro se paga pelo trabalho”.

Fotografia Gastronômica - Rafael Araújo


Rafael iniciou contando que existe diferenças técnica entre fazer fotografias para um editorial e para um cardápio. Posteriormente, mostrou vídeos sobre ensaios gastronômicos, manipulação e arrumação do cenário/produto e pós-produção (photoshop), da McDonald’s.
O oficineiro contou que existe um profissional específico apenas para arrumar a comida, o estilo de prato e cena: o foodstylist. Os muvuqueiros assumiram esse papel e fotografam a 1ª parte da oficina (biscoito/café), onde aprendem a utilizar ferramentas de fotografia (flash, rebatedor e tripé) para uma foto adequada.
Além disso, a oficina teve parceria da James Brownie que deu algumas de suas maravilhas gastronômicas para os muvuqueiros de inspirarem fotograficamente e “culinariamente”.

Quadrinhos e cinema – Otoniel Oliveira


A oficina iniciou com a apresentação dos muvuqueiros. Neste momento, eles contaram sobre quais quadrinhos eles gostam, sobre seu envolvimento com o cinema e hqs no dia-a-dia e na cadêmia. O muvuqueiro, Diego, contou sobre o projeto de TCC que está desenvolvendo dentro do tema de quadrinhos e sua adaptação para o cinema.
Otoniel explicou sobre o surgimento da graphic novel. Explicou também sobre o gênero nos quadrinhos, a linguagem destes e como eles são adaptados ao cinema. Ele mostrou aos muvuqueiros a sua revista em quadrinhos intitulada “pretérito mais que perfeito”. Outro ponto comentado foi a introdução do mangá no Brasil e as dificuldades pela leitura diferenciada desses tipos de história.
Explicou o processo de transição nos quadrinhos citando a transição “momento por momento”, usada para criar movimentos, como por exemplo, o piscar dos olhos. A transição tema por tema, que se aproxima do cinema, referindo-se a série de temas alternados dentro de uma cena.
Otoniel explicou que é preciso e importante escolher primeiro a narrativa da história. Após introduzir o tema e explicá-lo, Otoniel pediu que os participantes fizessem uma biografia em 6 quadrinhos dentro do assunto explicado na oficina.

Jornalismo de Moda – Tânia Tatsch


A oficina comandada pela jornalista do Diário do Pará, Tânia Tatsch, mostrou as ideias centrais por trás de uma cobertura de moda. E ainda compartilhou ideias sobre blogs, fast fashions, mini coleções com lançamentos mensais e outros eventos que sondam esse meio artístico.
Entrou na discussão sobre tendências e promoveu questionamentos e reflexões sobre o caráter efêmero dessas tendências e de toda essa linguagem não verbalizada, que é a moda.
Com a frase “a moda comunica”, Tânia se aprofundou nas diversas linguagens adotada por essa vertente artística e cultural principalmente no meio jornalístico, dentro do mercado atual. “Hoje imprensa, mídia, é movimento. A imagem precisa estar presente. ” Na oficina, ainda rolou um sorteio de uma camiseta da marca Reserva.


Live Marketing – Edimar Filho



No inicio da oficina, Edimar exemplificou os 4 Ps de marketing de forma diferente (exemplificando o marketing na promo). O produto seria o namorado. Praça, o jantar. Promoção, a forma com a qual o namorado se mostrou. E por fim, o preço, o coração da amada.

Ainda compartilhou ideias sobre o processo criativo promocional, que busca aproximar o cliente da marca, promovendo a experiência. 



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