Mas, afinal, o que se torna
viral hoje em dia? Foi com esse questionamento que Manuela Barem, Editora-chefe
do Buzz feed Brasil surpreendeu a todos ao falar sobre a escolha do conteúdo.
Porque a resposta estava e está o tempo todo em nós, “Quem decide o que é
interessante não é mais o produtor de conteúdo, mas sim a internet”, ou seja, a
importância da produção de conteúdo passa ser, não aquilo que o jornalista
pensa que o público necessita, mas sim tudo que o público transmite pelas redes
sociais e diz que precisa.
Foi assim que ela explicou,
ainda, como as curtidas da página do Buzzfeed Brasil, que conta atualmente com
quase 400 mil curtidas, não mostram a totalidade do público atingido. Na
verdade, o objetivo é que o conteúdo seja legal para assim se tornar viral. A
editora do Buzzfeed também contou a história do site nos Estados Unidos e no
Brasil e do tipo de conteúdo produzido, que é dividida em 3 tópicos: Buzz
(cultura pop, quiz, nostalgia, tv, comportamento), News (viral news, breaking
news, jornalismo investigativo) e Life (DiY, receitas.
A palestrante explicou como
o sucesso de programas de televisão no Twitter ou na própria timeline do
Facebook, como Verdades Secretas e MasterChef Brasil, acabam gerando conteúdos
novos ao site que os muvuqueiros devem ter visto,ouvido falar, ou compartilhado,
como a lista das “20 frases do MasterChef pra usar na vida”, e os “20 sinais de que MasterChef estragou a sua vida”. Mas se engana quem pensa que o Buzzfeed é apenas
um site de conteúdo para se divertir. A editora comentou que na hora de gerar
um novo conteúdo ela também se pergunta “de que forma o nosso conteúdo pode
mudar a vida de alguém?” e mostrou que um dos posts de maior visualização na
verdade é um sobre o impeachment da presidente Dilma, intitulado “O que acontece se a Dilma sofrer um impeachment”, a visualização sempre aumenta e
hoje tem quase 700,000 visualizações.
E como eu
gero esse conteúdo? Provavelmente essa é a pergunta que os muvuqueiros sempre
quiseram saber. E Manuela Barem explicou como tudo funciona na editoria do
Buzzfeed: identificar as tendências da internet e escutar as redes sociais,
saber o que as pessoas estão falando, depois registrar o feeling, o sentimento
daquilo e o post será uma resposta, dessa forma irá se estabelecer uma conversa
entre site e leitor. Além disso, é imprescindível pensar na forma como a pessoa
irá receber aquilo. Ela está dentro do ônibus, no carro, andando pela rua?
Provavelmente isso se dará pelo celular. E como a conexão 3G não é boa, a
utilização de gifs diminuiu consideravelmente, para que as pessoas tenham o
melhor acesso ao conteúdo do site.
Muitos
sabem que para sustentar o site, não é necessário apenas views, mas também a
publicidade. Manuela nos contou que, no Brasil, editoria e publicidade são
departamentos separados, mas que é sempre pensado de que forma o leitor se
agradaria do produto, tendo dessa forma “posts bons, mas sem ser chatos”,
completa. Como foi o caso do vídeo feito pelo Buzzfeed USA para a marca deração Purina, no qual o homem adota um cachorrinho.
Para
finalizar, Barem falou sobre a ida a Nova York, na qual todos os empregados vão
receber treinamentos e da recepção de pessoas de outros países no Brasil,
gerando, dessa forma, um intercâmbio e uma rede de colaboração. Após a
apresentação, a palestrante caminhou pelo teatro do CCBEU, tirando todas as
dúvidas que os muvuqueiros levaram. É claro que não faltou quem quisesse enviar
o seu currículo, e a moça indicou, então, o Buzzfeed Community, que é de onde
saem os novos redatores.
Esse foi o terceiro e
último dia da Muvuca na Cumbuca 2015, que, mesmo depois de uma maratona de
palestras, que iniciou com o publicitário Stalimir Vieira, seguiu com os
produtores da Bolovo, Deco e Doguete e ainda, um blackout para anunciar o vídeo
da missão do mascote da Muvuca, o Muvupig, em que ele e a (des)organização
escondeu várias latinhas de RedBull pelo teatro do CCBEU, se tornou dia
divertido e inspirador, principalmente ao
ser encerrado com a editora-chefe do site Buzzfeed Brasil, Manuela Barem,
que com certeza ajudou a entender qual é a tua comunicação.
0 muvucadas sobre isso
Postar um comentário