segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Editora-chefe do Buzzfeed Brasil, Manuela Barem, encerra a Muvuca 2015

Mas, afinal, o que se torna viral hoje em dia? Foi com esse questionamento que Manuela Barem, Editora-chefe do Buzz feed Brasil surpreendeu a todos ao falar sobre a escolha do conteúdo. Porque a resposta estava e está o tempo todo em nós, “Quem decide o que é interessante não é mais o produtor de conteúdo, mas sim a internet”, ou seja, a importância da produção de conteúdo passa ser, não aquilo que o jornalista pensa que o público necessita, mas sim tudo que o público transmite pelas redes sociais e diz que precisa.
Foi assim que ela explicou, ainda, como as curtidas da página do Buzzfeed Brasil, que conta atualmente com quase 400 mil curtidas, não mostram a totalidade do público atingido. Na verdade, o objetivo é que o conteúdo seja legal para assim se tornar viral. A editora do Buzzfeed também contou a história do site nos Estados Unidos e no Brasil e do tipo de conteúdo produzido, que é dividida em 3 tópicos: Buzz (cultura pop, quiz, nostalgia, tv, comportamento), News (viral news, breaking news, jornalismo investigativo) e Life (DiY, receitas.

A palestrante explicou como o sucesso de programas de televisão no Twitter ou na própria timeline do Facebook, como Verdades Secretas e MasterChef Brasil, acabam gerando conteúdos novos ao site que os muvuqueiros devem ter visto,ouvido falar, ou compartilhado, como a lista das “20 frases do MasterChef pra usar na vida”, e os “20 sinais de que MasterChef estragou a sua vida”. Mas se engana quem pensa que o Buzzfeed é apenas um site de conteúdo para se divertir. A editora comentou que na hora de gerar um novo conteúdo ela também se pergunta “de que forma o nosso conteúdo pode mudar a vida de alguém?” e mostrou que um dos posts de maior visualização na verdade é um sobre o impeachment da presidente Dilma, intitulado “O que acontece se a Dilma sofrer um impeachment, a visualização sempre aumenta e hoje tem quase 700,000 visualizações.
E como eu gero esse conteúdo? Provavelmente essa é a pergunta que os muvuqueiros sempre quiseram saber. E Manuela Barem explicou como tudo funciona na editoria do Buzzfeed: identificar as tendências da internet e escutar as redes sociais, saber o que as pessoas estão falando, depois registrar o feeling, o sentimento daquilo e o post será uma resposta, dessa forma irá se estabelecer uma conversa entre site e leitor. Além disso, é imprescindível pensar na forma como a pessoa irá receber aquilo. Ela está dentro do ônibus, no carro, andando pela rua? Provavelmente isso se dará pelo celular. E como a conexão 3G não é boa, a utilização de gifs diminuiu consideravelmente, para que as pessoas tenham o melhor acesso ao conteúdo do site.
Muitos sabem que para sustentar o site, não é necessário apenas views, mas também a publicidade. Manuela nos contou que, no Brasil, editoria e publicidade são departamentos separados, mas que é sempre pensado de que forma o leitor se agradaria do produto, tendo dessa forma “posts bons, mas sem ser chatos”, completa. Como foi o caso do vídeo feito pelo Buzzfeed USA para a marca deração Purina, no qual o homem adota um cachorrinho.
Para finalizar, Barem falou sobre a ida a Nova York, na qual todos os empregados vão receber treinamentos e da recepção de pessoas de outros países no Brasil, gerando, dessa forma, um intercâmbio e uma rede de colaboração. Após a apresentação, a palestrante caminhou pelo teatro do CCBEU, tirando todas as dúvidas que os muvuqueiros levaram. É claro que não faltou quem quisesse enviar o seu currículo, e a moça indicou, então, o Buzzfeed Community, que é de onde saem os novos redatores.
Esse foi o terceiro e último dia da Muvuca na Cumbuca 2015, que, mesmo depois de uma maratona de palestras, que iniciou com o publicitário Stalimir Vieira, seguiu com os produtores da Bolovo, Deco e Doguete e ainda, um blackout para anunciar o vídeo da missão do mascote da Muvuca, o Muvupig, em que ele e a (des)organização escondeu várias latinhas de RedBull pelo teatro do CCBEU, se tornou dia divertido e inspirador, principalmente ao  ser encerrado com a editora-chefe do site Buzzfeed Brasil, Manuela Barem, que com certeza ajudou a entender qual é a tua comunicação.




0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário