Depois de um breve intervalo, o ciclo de palestras do último dia de programação da Muvuca na Cumbuca 2015 continuou com Deco Neves, fundador e responsável pela comunicação visual da produtora audiovisual Bolovo, e Doguete, atleta de esportes extremos, mais especificamente BMX, fez parte do elenco das produções da Bolovo para a MTV e atualmente é o animal de estimação da Bolovo. Os meninos vieram provar para os participantes que conciliar trabalho e diversão deveria ser a meta de todo bom profissional da comunicação.
Para ilustrar a sua teoria, eles contaram em detalhes como foi o processo de construção das várias temporadas do MTV Sports e outros programas que produziram durante os 5 anos em que trabalharam na MTV Brasil. De acordo com eles, o começo de tudo é deixar a ideia do seu projeto bem clara e apresentar para o cliente o mais palpável possível, com orçamentos, roteiros e conceitos.
Por mais que o seu trabalho já seja conhecido, não abra mão de mostrar porque você é diferente, como você vai produzir, quais são suas referências, qual a sua linguagem visual, quais serão os custos e qual o retorno que o seu projeto vai dar para o cliente. Quanto mais esclarecida for a a sua ideia, mais chances você terá de vendê-la exatamente como você a quer,e terá menos risco de pessoas de fora podarem suas ideias e você perder o controle do projeto dos seus sonhos.
Por experiência própria, Deco e Doguete aconselham que estejamos preparados porque dinheiro vai ser sempre um problema. Por isso, saiba exatamente o que você vai precisar e comece a elaborar a logística do projeto tendo em vista as suas limitações.
Um dos grandes segredos da Bolovo é escolher as pessoas certas para o trabalho, isto é, pessoas que completam o projeto, isso será um catalisador para a concretização das ideias. E o mais importante, temos que saber que há a possibilidade de tudo dar errado! Sim, por mais que planejemos tudo desde o começo tudo, as coisas ainda podem dar errado, mas a adaptação faz parte do processo.
Por fim, os meninos acham que no mundo atual é muito simples de se comunicar pois cada um de nós é uma mídia, e deveríamos aproveitar o potencial cultural que Belém possui e mostrá-la para o resto do país, só precisamos fazer o que queremos sempre com amor para ter a garra de ir além.
Texto: Isabella Moraes
0 muvucadas sobre isso
Postar um comentário