sexta-feira, 29 de maio de 2015

A comunicação de cada um na 1ª Muvuquinha

Texto: Hannah Pontes  Fotos: Flávia Soares

Depois de merecidas férias e muitas reuniões dos (des)Organizadores, a Muvuca voltou e voltou cheia de novidades. A primeira Muvuquinha do ano foi oficialmente aberta ontem, na Galeria Gotazkaen. Cerca de 200 muvuqueiros estiveram presentes no nosso evento que contou com o lançamento do tema da Muvuca 2015 “Qual a tua comunicação?”, um bate papo com a Profª. Drª. Rosane Steinbrenner, Diretora da Faculdade de Comunicação da UFPa e uma animada batalha de guitarras com Léo Chermont e Pio Lobato.


Petterson Farias e Lucas Melo abriram a noite representando a nossa Cumbuca. Com muito humor e irreverência, os dois apresentaram o tema desse ano. Laércio Esteves, sócio da Galeria Gotazkaen falou sobre a proposta do espaço para os muvuqueiros que ainda não conheciam. O Clube de Criativos do Pará (CCPA) também marcou presença nessa Muvuquinha e divulgou um pouco do seu trabalho que promove debates e estimula a qualidade criativa do mercado de comunicação no Pará.

A Profª. Drª. Rosane Steinbrenner, iniciou o bate papo falando sobre a forma peculiar que a Muvuca tem de fazer as coisas, através da sua inquietação, que é um ponto positivo para que o evento ganhe dimensão e autonomia.


Convergência, divergência, interatividade e movimento foram algumas das palavras chave usadas por Rosane para esmiuçar o tema da Cumbuca, levando em consideração que “cada um de nós tem a sua comunicação”.

Outro ponto levantado foi sobre a convergência tecnológica e o surgimento da tecnologia em busca de movimento. “Não se entende mais o mundo sem movimento”.

Rosane encerrou o bate papo com um trecho do discurso “Ilusões para o Século XXI” do escritor colombiano Gabriel García Márquez. “A vocês, sonhadores com menos de quarenta anos, corresponde a tarefa histórica de arrumar essas desarrumações descomunais. Lembrem que as coisas deste mundo, dos transplantes de coração aos quartetos de Beethoven, estiveram na mente de seus criadores antes de estar na realidade. Não esperem nada do século XXI, pois é o século XXI que espera tudo de vocês. É um século que não chega pronto da fábrica, mas sim pronto para ser forjado por vocês à nossa imagem e semelhança. Ele só será glorioso e nosso à medida que vocês sejam capazes de imaginá-lo”.


A primeira Muvuquinha foi encerrada em grande estilo com a batalha de guitarras entre o produtor musical e engenheiro de áudio, Léo Chermont, da banda Strobo, e o produtor musical, Pio Lobato.

A Muvuca agradece a presença de todos Muvuqueiros e te lembra que esse é só o começo, fica de olho que ainda vem muita novidade por aí para encher essa Cumbuca. Até a próxima Muvuquinha!



0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário