terça-feira, 7 de outubro de 2014

// //

Os assessores de Duda Rangel: Relembre a conversa com Anderson e Emerson Couto

Texto: Felipe Jailson
Fotos: Isabella Moraes e Miller Farias
Um jornalista precisa ser um bom contador de histórias. E no terceiro dia de palestras, a Muvuca 2014 recebeu dois ótimos exemplos disso. O que? Dois? Mas a última palestra não era com o Duda Rangel, o pobre jornalista autor do blog “Desilusões Perdidas”? Pois bem, quem compareceu, na verdade, foram os dois assessores do Duda, ou melhor, as duas mentes por trás do personagem. Irmãos, gêmeos e jornalistas. Em seu último dia, a Semana de Comunicação da UFPA recebeu Anderson e Emerson Couto para um bom bate papo.
“Um cara que continua acreditando no jornalismo, sem criar ilusões”. Assim os criadores definem o Duda Rangel, personagem criado em 2009. “Não existia um blog do gênero e queríamos fazer algo diferente”, contam os gêmeos, que já escreviam suas crônicas para alguns amigos, mas que até então não as tinham divulgado para um público maior.
E, até 2012, nem sequer aparecido como criadores do Duda. Ambos são nascidos em Santo André (SP), formados em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, passaram pela redação do jornal O Estado de S.Paulo e acumulam uma série de outras experiências profissionais. “Tem gente que nem sabe que o Duda é ficcional”, conta Anderson.
Para ele, “todo mundo tem um pouco de Duda”, passando pela paixão do mesmo pela profissão que exerce. Porém, segundo seu irmão, Emerson, “paixão não enche barriga”, e o orgulho em ser jornalista tem diminuído desde cedo entre os profissionais. Então, por onde vamos? Ainda para Emerson, a solução para essa crise seria olhar melhor para as oportunidades que estão se abrindo. “Hoje não dependemos das ferramentas do patrão”, acredita. Após o Duda, os irmãos já foram convidados para realizar diversos roteiros, colunas e até material para livros didáticos. “Mais importante do que ter um emprego, é ter um projeto”, disse Emerson.
Mas, para isso, é preciso ter conteúdo antes de ganhar dinheiro. De acordo com Anderson, a gente se diferencia nesse mercado fazendo alguma coisa sedutora, o que não significa que ela será aceita de cara. “Toda vez que a gente faz uma coisa nova, há uma estranheza”, acrescenta Emerson.
Não se acomodar, criar sempre, usar as ferramentas disponíveis e não colocar tudo nas costas da faculdade. Essas são as ideias que Duda Rangel (ops, Anderson e Emerson), buscaram passar em sua palestra, direcionada não apenas para o pessoal de Jornalismo, mas para todas as áreas da Comunicação. Com esses passos, será possível mudar o mundo? Duda responde: Salve primeiro o seu texto.





1 muvucada sobre isso

  1. Unknown disse... 24 de janeiro de 2015 às 12:41

    Em uma palavra este realmente é exatamente que eu estava procurando, Tantas muito obrigado ...conversacao ingles florianopolis Nossa escola oferece diversos tipos de cursos, regulares e intensivos, para adultos e adolescentes. Preparatório IELTS e Cambridge, aulas particulares, conversação, método eficiente.

Postar um comentário