terça-feira, 7 de outubro de 2014

// //

Caminhos na prática: As oficinas da Muvuca 2014

Texto: Des(organização)
Fotos: Coletivo Palafita

"A oficina de Redes Sociais na Comunicação Pública foi muito boa porque foi bem realista e detalhada, consegui tirar minhas principais dúvidas e perceber que as possibilidades e dificuldades de trabalhar na área são semelhantes para diferentes tipos e tamanhos de páginas e perfis online. O mais legal foi que os produtos da oficina ficaram tão bem estruturados e profissionais que a avaliação do Petterson foi 'contratados', hehe", contou Rayra Janau, publicitária e estudante de Jornalismo, que participou da oficina ministrada por Petterson Farias.
Esse foi um sentimento comum durante as dez oficinas da Muvuca 2014. Nelas, os participantes puderam adquirir muito conhecimento e experimentar na prática um pouco dos caminhos que pretendem seguir. Foram dias de intensa troca entre os muvuqueiros e os profissionais e pesquisadores ministrantes.
Como na oficina de Conteúdo Esportivo Multimídia, ministrada pelo assessor de comunicação do Paysandu Sport Clube, Fernando Torres, e pelo produtor audiovisual do Studio Lumiar, que cuida da Papão TV, Murilo Deirane. Durante os dias de oficina, outros funcionários também contribuíram na realização. Nessa oficina, foi discutido inicialmente o papel de um assessor de comunicação no dia-a-dia do clube. Depois, entrou-se na parte prática. No segundo dia de oficina, os alunos aprenderam um pouco de fotojornalismo e tratamento de fotos. No terceiro dia, os alunos produziram parte de um video da Papão TV que será veiculado.
Ou então, na oficina de Animação Digital, onde os ministrantes mostraram aos participantes algumas técnicas e instrumentos utilizados antigamente para criar desenhos com movimento. Após mostrá-los, o ministrante Ricardo Harada apresentou os 12 princípios básicos da animação, entre eles a aceleração e desaceleração (slow in and slow out), o movimento em arco (arcs) e o exagero (exaggeration). O outro ministrante, Heijy Okada, destacou que a pré-produção é uma parte muito importante na animação.
Finalizada a parte teórica, os muvuqueiros da oficina iniciaram a parte prática, na qual fizeram um folioscópio, que consiste em um desenho feito em uma folha de papel dobrada para dar a ilusão de movimento. Outra atividade realizada foi desenhar um canhão e dar movimento a sequência de imagens utilizando o programa Monkey Jam. Para finalizar, o ministrante Ricardo Harada mostrou aos participantes alguns vídeos de animação. No segundo dia, a oficina iniciou com a mostra de um vídeo de animação feito com massa de modelar. Em seguida, o ministrante distribuiu massinhas para os oficineiros fazerem bonecos para produzirem um video em stop motion.




Foi uma experiência importante tanto para quem assistia quanto para quem ensinava o conteúdo. "Pra mim e pra Bru foi uma experiência muito bacana. É sempre uma troca enriquecedora e adoramos trabalhar o design como forma de comunicação e como exercício de criatividade. Ensinar o que gostamos de fazer, discutir assuntos do nosso cotidiano e transformar em estampa sempre nos deixa feliz", conta Reg Coimbra, que junto a Bruna Bastos, ambas da Jambo Design, ministrou a oficina de Estamparia.


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário