segunda-feira, 6 de outubro de 2014

// //

Mesas de Debate: Rodada Final

Texto: (Des)organização
Fotos: Miller Farias e Laura Quaresma

E faltou luz na UFPA, mas quem pensou que era o fim da Muvuca 2014, se enganou. As mesas foram transferidas para o Centro de Eventos Benedito Nunes e a tarde não poderia ter ficado mais bonita nessa Semana de Comunicação. Vem ver como foi:

14h (Hall do Centro de Eventos Benedito Nunes)
AÇÃO - O crescimento do mercado audiovisual publicitário em Belém
Cassiano Ricardo (3D Produções) falou sobre como é o dia-a-dia de um diretor de cena, de atores e a experiência dele na 3D, que existe há 20 anos. Ele também contou aos muvuqueiros que hoje em dia o mercado de produção audiovisual é independente do sudeste, pois tem boas produtoras em Belém. Yanna Tally (Gamma Comunicação) ressaltou que os clientes querem trabalhos bons, baratos e rápidos, e que as três coisas não funcionam juntas. Neto Dias (Alt Produções) contou sobre a empresa que vai completar 3 anos no mercado. Ele falou como tudo começou e os trabalhos já produzidos. Os debatedores discutiram sobre o futuro do mercado audiovisual, que as produtoras devem se unir, serem parceiras para que não haja problema do tipo: “empresa x faz mais barato” e assim, elevar a qualidade da produção audiovisual em Belém.


14h (Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes)
Fora de pauta - Alternativas para o que não está nas manchetes
A mesa tratou sobre o que nem sempre é manchete na mídia, mostrando formas de comunicação para driblar essas barreiras. A professora doutora Rosaly Brito (UFPA) falou um pouco sobre movimentos sociais e a mídia, com foco nas jornadas de julho de 2013 e seu impacto na sociedade. Felipe Melo, jornalista que esteve presente na Greve do Diário do Pará e do DOL, falou sobre sua experiência naquela ocasião e da importância que isso teve, deixando claro que não podemos deixar as coisas como estão. Larissa Saud, representante do Amazônia em Chamas também relatou as experiências do projeto, que tem como objetivo comunicar os conflitos existentes na Amazônia, por meio de uma perspectiva crítica, mais próxima aos povos da região.

16h (Hall do Centro de Eventos Benedito Nunes)
Sobre zeros e uns - O mercado digital paraense
Petterson Farias mostrou alguns projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado do Pará, como o “Terruá Pará”, a “Feira do Livro” e o “Bem Pará”. Karla Soares, da ORM News, ressaltou que o jornalismo digital ainda é restrito no Pará, e que existem poucos veículos deste tipo. “Apesar dessa restrição o jornalismo digital tende a crescer devido à demanda de conteúdo regional”. Filipe Mendes (desenvolvedor de jogos) informou que uma das possibilidades para quem deseja trabalhar com jogos, é desenvolver aplicativos para as redes sociais ou smartphones e utilizar a internet como meio de divulgação do seu trabalho, pois em Belém o mercado é muito pequeno. Mário Guimarães (Life Social Web) destacou a importância da relação com o cliente, afirmou que o empresário não deve se preocupar apenas com a parte financeira, mas também com a relação com os clientes nas redes sociais.

16h (Sala Multiuso do Centro de Eventos Benedito Nunes)
Saindo do quadrado - os tabus na comunicação
A professora doutora Ivânia Neves (PPGCom – UFPA) falou sobre o povo Tembé-Tenetehara, suas movências históricas e novos processos de interação, pelos quais se dá a comunicação. Ela falou que, em Belém, muitas pessoas negam a sua descendência indígena. Allana Souto (NAEA – UFPA) falou da religiosidade tratada nos veículos de comunicação, em especial dos rituais afro. Segundo ela, muitas dessas manifestações ainda são vistas de maneira errada e preconceituosa. A pesquisa sobre elas foi o que deu origem ao blog Semeadura.  Ádria Azevedo, psicóloga e estudante de Jornalismo da UFPA, veio representando o blog Pará Diversidade, que surgiu em 2010 no Pará e que pretende cumprir um papel social de representação dos LGBT’s, com conteúdo sério voltado para esse universo. Segundo ela, a imagem deles na mídia é de desinformação, preconceito e estereótipos.


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário