sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dicas de como aproveitar o caminho, na 1ª Muvuquinha

Texto: Isabella Moraes / Fotos: Camila S. Lima; Antõnio Lameira

Foi com uma chuvinha charmosa e muita gente bonita que começou a temporada de Muvuquinhas 2014, nessa quinta feira, na Unama da Alcindo Cacela. Até os rodoviários simpatizaram com o evento e suspenderam a greve para o pessoal curtir a Cumbuca!
Foto:
Com a apresentação dos (Des)Organizadores Amanda Campelo e Gustavo Aguiar, a mesa que discutiu o tema desse ano, “Por OndeVamos?”, foi mediada pelo Repórter E, ops, Gustavo Ferreira, e teve a participação dos professores Ricardo Harada Ono (UFPA), Rosyane Rodrigues (UNAMA) e do desenhista Cássio Tavernad.

O bate papo começou com Rosyane falando sobre como ela conseguiu conciliar os caminhos, aparentemente tão distintos, que escolheu. Formada em Jornalismo pela UFPE, ela contou que os estágios apontaram o começo da carreira que ela deveria trilhar, e na especialização de Antropologia ela descobriu a importância da formação interdisciplinar e amadureceu a capacidade de ver as coisas sob diversas perspectivas.



Atualmente, Rosyane é professora de Moda na Unama e editora do Jornal Beira do Rio da UFPA e diz que está muito feliz com ambas as profissões, pois sua ambição sempre foi ser reconhecida pelas pessoas próximas a ela. A professora conclui dizendo que deve-se aproveitar as oportunidades, mesmo as que parecem não levar a nada, porque uma hora essas experiências podem levar a um caminho que nem sabíamos que poderia ser trilhado.




Em seguida, o professor de Artes Visuais, Cinema e Comunicação da UFPA, Ricardo Harada Ono, falou sobre como é importante ajustar o seu caminho a cada dia e não deixar as metas os cegarem, pois os desvios podem ser ainda mais construtivos, procurando criar laços no percorrer, pois eles serão porto seguros para onde podemos sempre voltar. Relembrando sua época de graduando em Arquitetura e músico nas horas vagas, o professor ressalta que, por mais individual que o trabalho pareça, sempre dependeremos de outras pessoas, que às vezes nem damos tanto valor, mas estão sempre ajudando.




Para completar, o desenhista, também graduado em Arquitetura, Cássio Tavernard, mostrou que não saber por onde ir nem sempre é o fim do mundo, o segredo é experimentar coisas novas sem se prender ao óbvio. Cássio ressalta que a carreira acadêmica não é necessariamente o passaporte para o mercado de trabalho, é apenas um direcionamento, onde vamos percebendo o que falta na bagagem.





Bem, a conversa podia ir longe, mas tinha que ficar um gostinho de “quero mais”, então te acalma, muvuqueiro, que isso foi só o começo! Fica ligado nas redes sociais que logo vem mais informações sobre o próximo encontro. Até lá!


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário