domingo, 12 de maio de 2013

// //

Uma palestra muito conectada com Lucas Liedke


A vida não é divertida sem um pouquinho de emoção, não é verdade? Para quem é (des)organizador, o último dia de palestra foi cheio de emoções. Isso porque nos deparamos com um imprevisto: nosso palestrante não poderia dar a palestra presencialmente. Sem problemas, muvuqueiro, com agilidade e ajuda da própria Box 1824 conseguimos contornar a situação e preparar uma palestra da hora via Skype. Formato que foi uma pequena novidade tanto para nós, quanto para nosso palestrante, o publicitário Lucas Liedke.

Por Skype, Lucas Liedke prendeu a atenção da plateia
A apresentação de Mariana Almeida, Natália Costa e Rômulo Baía já vinha com uma notinha de tristeza pelo fim do evento, mas satisfação por mais uma missão cumprida. Com grande expectativa e após um comunicado enviado pela agência, era hora de começar a palestra. E começou muito bem com a apresentação do vídeo “We all want to be young” (Todos queremos ser jovens), produção da agência que vem explicar o que é a “geração Y, G, We, Globalists, Digital Youth, Millennials, tanto faz” e porque todos queremos ser como ela. Segundo o vídeo, os Millennials são a juventude descendente da geração dos Baby Boomers e da geração X. Uma geração contemporânea com alto poder de compra e influência sobre as gerações anteriores e posteriores a sua.


Nesse clima começou a palestra de Lucas Liedke, explicando a Box 1824, uma agência de pesquisa de tendências para o mercado, e que trata especialmente de consumo jovem, daí a seleção da faixa etária 18-24, a qual segundo Lucas, é inspiração para crianças que desejam atingir o nível de independência que vem com essa idade, e para pessoas mais velhas, que aspiram a rapidez na adaptação ao novo que é característico dos Millennials.

Lucas vendo a plateia em seu computador
A chuvinha marota em Belém não afetou a conexão e Lucas seguiu a palestra falando um pouco do trabalho de pesquisa em tendências que é desenvolvido na agência. Segundo ele, ainda existem poucos estudos em tendências, uma área às vezes vista com um pouco de preconceito. “É importante pensar o assunto com seriedade, profundidade e de um jeito mais leve”, destacou o palestrante, que logo em seguida acrescentou que para o comunicador a pesquisa em tendência de mercado é fundamental para que se conheça quem é o seu interlocutor.

Lucas apresentou as categorias de público com as quais trabalha. São elas as categorias dos “alfas”, aqueles que pesquisam e são profundamente conectados com seus temas de interesse, os “betas”, não tão conectados e que conhecem mais sobre um tema com um certo atraso, mas que são formadores de opinião para a terceira categoria, o “mainstream”. Segundo o palestrante, a Box 1824 busca justamente os “betas”, os formadores de opinião, em diferentes áreas para compreender o rumo das tendências na sociedade. Um passo fundamental, entretanto, é compreender o contexto em que esses temas estão inseridos.

Muvuca é conexão
Ele acrescentou ainda o papel que a internet cumpre nesse momento da geração dos Millennials. Para Lucas “é como se a internet criasse algumas mentalidades que extrapolam o ambiente online. Você não está online nem off-line você tá vivendo”. Segundo ele, alguns elementos do ambiente da web hoje não se limitam ao virtual, queremos agilidade nos serviços e mesmo o pensamento não-linear dessa geração vem da internet. “A gente pensa por hiperlinks, por cultura de associação, num fluxo muito mais orgânico”, completou Lucas.

Mais uma vez, os muvuqueiros na plateia interagiram e muito com perguntas ao final da palestra que iam desde a diferenciação entre a tendência e a moda, passando pela realização das pesquisas de mercado, a importância do contexto social nessas pesquisas, até mesmo a produção do vídeo exibido no começo da palestra. Durante as respostas Lucas destacou mais uma vez que a pesquisa em tendências “não é uma política partidária, eu estou certo e você está errada”, e que as visões sobre o tema são plurais.

Muvuqueiros iam para a frente do computador fazer perguntas 
Mesmo com os demais contratempos, a palestra com Lucas Liedke foi produtiva e deixou os muvuqueiros em clima de grande encerramento, e claro, esperando mais na palestra que virá, dessa vez pessoalmente, com o publicitário no dia 24 de maio. Para completar, realizando um sonho de infância, o apresentador Rômulo Baía iniciou o seu game show no qual três muvuqueiros puderam ganhar dois livros e mais um ingresso para a Muvuparty com Gang do Eletro que acontece hoje no hotel Gold Mar. Foi um final em clima de confraternização com a nossa cumbuca mais uma vez lotada de experiências.

Fotos: Laís Teixeira / Texto: Mariana Castro


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário