A vida não é divertida sem um pouquinho de emoção, não é
verdade? Para quem é (des)organizador, o último dia de palestra foi cheio de
emoções. Isso porque nos deparamos com um imprevisto: nosso palestrante não
poderia dar a palestra presencialmente. Sem problemas, muvuqueiro, com
agilidade e ajuda da própria Box 1824 conseguimos contornar a situação e
preparar uma palestra da hora via Skype. Formato que foi uma pequena novidade
tanto para nós, quanto para nosso palestrante, o publicitário Lucas Liedke.
|
Por Skype, Lucas Liedke prendeu a atenção da plateia |
A
apresentação de Mariana Almeida, Natália Costa e Rômulo Baía já vinha com uma
notinha de tristeza pelo fim do evento, mas satisfação por mais uma missão
cumprida. Com grande expectativa e após um comunicado enviado pela agência, era
hora de começar a palestra. E começou muito bem com a apresentação do vídeo “We
all want to be young” (Todos queremos ser jovens), produção da agência que vem
explicar o que é a “geração Y, G, We, Globalists, Digital Youth, Millennials,
tanto faz” e porque todos queremos ser como ela. Segundo o vídeo, os
Millennials são a juventude descendente da geração dos Baby Boomers e da
geração X. Uma geração contemporânea com alto poder de compra e influência
sobre as gerações anteriores e posteriores a sua.
Nesse
clima começou a palestra de Lucas Liedke, explicando a Box 1824, uma agência de
pesquisa de tendências para o mercado, e que trata especialmente de consumo
jovem, daí a seleção da faixa etária 18-24, a qual segundo Lucas, é inspiração
para crianças que desejam atingir o nível de independência que vem com essa
idade, e para pessoas mais velhas, que aspiram a rapidez na adaptação ao novo
que é característico dos Millennials.
|
Lucas vendo a plateia em seu computador |
A
chuvinha marota em Belém não afetou a conexão e Lucas seguiu a palestra falando
um pouco do trabalho de pesquisa em tendências que é desenvolvido na agência. Segundo
ele, ainda existem poucos estudos em tendências, uma área às vezes vista com um
pouco de preconceito. “É importante pensar o assunto com seriedade,
profundidade e de um jeito mais leve”, destacou o palestrante, que logo em
seguida acrescentou que para o comunicador a pesquisa em tendência de mercado é
fundamental para que se conheça quem é o seu interlocutor.
Lucas
apresentou as categorias de público com as quais trabalha. São elas as
categorias dos “alfas”, aqueles que pesquisam e são profundamente conectados
com seus temas de interesse, os “betas”, não tão conectados e que conhecem mais
sobre um tema com um certo atraso, mas que são formadores de opinião para a
terceira categoria, o “mainstream”. Segundo o palestrante, a Box 1824 busca
justamente os “betas”, os formadores de opinião, em diferentes áreas para
compreender o rumo das tendências na sociedade. Um passo fundamental,
entretanto, é compreender o contexto em que esses temas estão inseridos.
|
Muvuca é conexão |
Ele
acrescentou ainda o papel que a internet cumpre nesse momento da geração dos
Millennials. Para Lucas “é como se a internet criasse algumas mentalidades que
extrapolam o ambiente online. Você não está online nem off-line você tá vivendo”.
Segundo ele, alguns elementos do ambiente da web hoje não se limitam ao
virtual, queremos agilidade nos serviços e mesmo o pensamento não-linear dessa
geração vem da internet. “A gente pensa por hiperlinks, por cultura de
associação, num fluxo muito mais orgânico”, completou Lucas.
Mais
uma vez, os muvuqueiros na plateia interagiram e muito com perguntas ao final
da palestra que iam desde a diferenciação entre a tendência e a moda, passando
pela realização das pesquisas de mercado, a importância do contexto social
nessas pesquisas, até mesmo a produção do vídeo exibido no começo da palestra. Durante
as respostas Lucas destacou mais uma vez que a pesquisa em tendências “não é
uma política partidária, eu estou certo e você está errada”, e que as visões
sobre o tema são plurais.
|
Muvuqueiros iam para a frente do computador fazer perguntas |
Mesmo
com os demais contratempos, a palestra com Lucas Liedke foi produtiva e deixou
os muvuqueiros em clima de grande encerramento, e claro, esperando mais na
palestra que virá, dessa vez pessoalmente, com o publicitário no dia 24 de
maio. Para completar, realizando um sonho de infância, o apresentador Rômulo
Baía iniciou o seu game show no qual três muvuqueiros puderam ganhar dois
livros e mais um ingresso para a Muvuparty com Gang do Eletro que acontece hoje
no hotel Gold Mar. Foi um final em clima de confraternização com a nossa
cumbuca mais uma vez lotada de experiências.
Fotos: Laís Teixeira / Texto: Mariana Castro
0 muvucadas sobre isso
Postar um comentário