quarta-feira, 1 de maio de 2013

// //

Sustentabilidade também é Tendência


Sustentanbilidade, aposto que você já ouviu essa palavra em algum lugar por ai, seja em um comercial da tv ou em uma conversa com os amigos, todo mundo hoje quer ser sustentável. É uma verdadeira tendência, mas será que você sabe o que é essa tal de sustentabilidade?

A verdade é que muita gente pensa que sustentabilidade é o mesmo que ecologicamente correto, e algumas acham que ser ecologicamente correto é utilizar produtos reciclados, e outras ainda acham que produto reciclado é aquela bolsinha feita de lacres de latinha que vende lá na Praça da República.


Vamos por partes, então. Aquela bolsinha de lacre não é reciclagem, mas sim reutilização. Reciclar é a transformação de um produto já sem utilização em um outro completamente novo. Utilizar produtos reciclados é uma das coisas que podem ser consideradas ecologicamente corretas, porém existem muitas outras coisas, como, por exemplo, utilizar móveis de madeira certificada.


E, finalmente, ser ecologicamente correto está contido em ser sustentável. A sustentabilidade se constitui basicamente de quatro conceitos: ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diverso.

 
O que é Sustentabilidade?


O que acontece muitas vezes na publicidade é o chamado greenwash, que é uma estratégia de marketing que transmite a imagem de uma empresa ou produto como ecologicamente responsável, porém todo o processo de produção dessa empresa/produto não está necessariamente enquadrado nos preceitos de sustentabilidade.

Não sou um “ecochato”, tampouco um especialista no assunto, mas é inegável que sustentabilidade é uma das maiores tendências atuais. A verdade é que sustentabilidade vende e tudo isso por que as pessoas parecem estar mais conscientes em relação ao assunto. Será?

Texto: Renan Barreto, estudante de Publicidade e Propaganda (UFPA)
Estagiário da Oficina de Criação 


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário