segunda-feira, 1 de abril de 2013

// //

Eventos de Comunicação: O lugar perfeito para compartilhar conhecimento


Os eventos de comunicação são espaços onde estudantes, pesquisadores e profissionais do mercado da comunicação têm a oportunidade de trocar experiências e renovar os conhecimentos na área, necessidade básica pra todos os comunicólogos que sabem muito bem que os processos comunicativos estão longe de serem estáticos. Já que no nosso campo o papo é comunicar, nada mais natural do que a presença desses espaços de discussão. Pelo país inteiro exemplos desses espaços não faltam, e a Muvuca é apenas um deles.

As barracas da Campus Party



A comunicação é uma das áreas que fazem parte das discussões multidisciplinares do maior acontecimento tecnológico do mundo, a Campus Party. O evento criado na Espanha há 16 anos chegou ao Brasil em 2008. A edição 2013 aconteceu na virada do mês de janeiro para fevereiro e reuniu 8 mil campuseiros nos mais diferentes cenários de debate. Dentre os convidados teve até ex-muvuqueiro palestrando, como o nosso eterno criativo, Luli Radfahrer. Além dos bate-papos simultâneos sobre a tecnologia e suas várias faces, a Campus Party oferece a exposição dos últimos lançamentos no assunto e o cotidiano do acampamento que, afirma quem já participou, é um dos momentos mais significativos do evento.

O debate não para no YouPix


No Festival Youpix, por outro lado, as conversas se voltam para uma área mais específica da comunicação, a cultura da internet. O festival surgiu em 2009, mas a discussão já vinha desde 2006 com a criação da Pix Magazine, publicação que originou o evento e o site que hoje é referência em conteúdo sobre a web. O Festival Youpix conta com premiações para incentivar a produção para internet: o prêmio Melhores da Websfera, o prêmio Melhores da Twittosfera e o Content Talent Show.


PARA COMPREENDER, PESQUISAR É PRECISO

Não se engane, pequeno gafanhoto muvuqueiro, nossas tecnologias são maravilhosas, mas que tipo de profissionais seremos nós sem conhecer o que realmente é a nossa área? E que questão complexa! Para buscar sempre novas formas de explorar o que de melhor a nossa amada comunicação pode nos oferecer é que grupos de grandes pesquisadores se reúnem todo ano para expor resultados de pesquisas e debater as questões ainda não respondidas da área. E quando eu disse grande pesquisador achou que eu estava falando de quem? É de você mesmo, muvuqueiro querido! E muitos eventos abrem também espaço para uma discussão mais voltada para o meio acadêmico e da pesquisa, como é o caso dos Congressos Regionais e Nacional de Ciências da Comunicação. Esses oferecem espaços para apresentação de artigos, tanto para mestres e doutores quanto para graduandos, além do favorito dos estudantes de graduação, o Expocom, onde aquele produto que você desenvolveu em uma disciplina pode concorrer com outros trabalhos da região ou até do país, e ser premiado. Fica atento que o Congresso Regional Norte acontece de 1 a 3 de maio e as inscrições estão abertas, só não dá mais pra inscrever trabalhos, mas vale a pena participar.

Região Norte vai sediar o Intercom desse ano!


Os eventos de comunicação são um espaço fundamental pra que se coloque em discussão as mudanças que esse meio vive diariamente e se compartilhe as experiências que deram certo. Assim a gente acredita que é possível mudar algumas realidades que limitam o crescimento do meio da comunicação na nossa cidade, região e país, especialmente quando se fala em lugares tão efervescentes nessa área quanto o Brasil. Para continuar trocando ideias e alimentando as cabecinhas de muitos, a gente continua muvucando.

Texto: Mariana Castro /Fotos: Divulgação


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário