quinta-feira, 28 de março de 2013

// //

Noite de arte e comunicação na Muvuquinha IAP

Foi com a abertura de Petterson Farias que a segunda Muvuquinha começou.  Com o tema “Arte na Comunicação: Apropriação e Criação” e a (des)organizadora Bianca d’Aquino na mediação, o pré-evento levou quase 80 pessoas ao auditório do Instituto de Artes de Pará (IAP) na noite do dia 27.

O público não desgrudou os olhos da discussão sobre arte e comunicação

A mesa contou com o muvuqueiro Andrei Miralha, que falou sobre sua experiência enquanto artista na TV, mostrou alguns dos seus trabalhos de animação e disse que a Arte se assemelha à Comunicação. Por quê? Porque assim como o emissor, receptor, meio e mensagem da Comunicação, a Arte possui o autor, espectador, obra e mídia.

Gil Vieira, por sua vez, fez a galera refletir sobre a Arte Contemporânea, questionou também sobre a educação artística e disse, ainda, que a rede de informações que é a Comunicação é uma figura de peso na legitimação da Arte.

Para completar a mesa, Carlos Correia Santos contou parte de sua experiência e disse que se considera “experimentador da tentativa de comunicação” por atuar nas mais diversas áreas artísticas, como teatro, cinema, música e literatura. Trouxe para a mesa a interessante questão “Temos Jornalismo Cultural ou Jornalismo de Entretenimento?”, discutindo que essa área jornalística pode e deve ser melhorada na cidade.

Os debatedores Gil Vieira, Andrei Miralha, Carlos Corrêia Santos e a mediadora Bianca D'Aquino

A noite foi assim, cheia de questionamentos e reflexões sobre a relação entre a Arte e a Comunicação. Por falar nisso, que público participativo, hein? As perguntas dos muvuqueiros rolaram soltas, dando trabalho para nossa mediadora. Mas se você não pôde participar dessa vez, fique calmo, a próxima nem vai demorar e vai rolar na UFPA. Enquanto isso, você já pode ir juntando os centavos porque, assim como nessa Muvuquinha,  os passaportes estarão a venda na próxima. A gente se vê lá!


Texto: Arthur Medeiros /Fotos: Antonio Macêdo


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário