sexta-feira, 5 de abril de 2013

// //

De volta para o passado

Todos nós temos uma espécie de “fome do novo”, estamos sempre querendo altas doses de ineditismo, correndo atrás do que nunca se viu antes, do que vai ser a próxima tendência. A internet nos deixa conhecer cada vez mais coisas, que podem se tornar a novidade da semana. A pergunta é: o que é novidade hoje, quando parece que estamos imersos em um grande déjà vu?

O Velho Guerreiro sempre teve razão ao dizer que “nada se cria, tudo se copia”. O que é o telefone celular, senão uma versão miniatura dos antigos telégrafos? Ter bases culturais, ter um histórico, não são escolhas, são consequências do tempo. As invenções de hoje são, na verdade, o manequim de ontem com uma roupa nova, com cheiro de loja.

Fonte: (sucessoretro.blogspot.com)

Aliás, a moda é um dos mais claros exemplos de como estamos ligados à nossas heranças, mais até que imaginamos. A tendência da próxima estação já era tendência no tempo dos meus avós. Os estilos se reciclam, vão e voltam, se reinventam. Na música, a mesma coisa. As festas Rock 80, os Bailes da Saudade lotam por aqui, e por pessoas que nem eram nascidas quando aquele hit dos Paralamas estourou, ou quando o Michael ainda era negro.


Não há PS4 que tire o encanto de um bom e (bem) velho MegaDrive. Em tempos de megapixels, a sensação é o Instagram. “Flashback”, “vintage”, “retrô”, palavras que nunca foram tão usadas quanto hoje, em tempos de teclados virtuais e comandos de voz. É o Big Brother, que George Orwell ousou prever quando a TV no Brasil ainda nem existia. É o remake da novela, é o All Star que nunca envelhece.

No dicionário, tendência significa algo como “força que te leva a algum lugar”. E quem disse que esse lugar precisa ser o futuro? Apontar tendências não é apenas dizer para onde vamos, é também entender de onde viemos, o que a humanidade construiu nesse tanto de séculos já vividos. Olhar pra frente é, antes de qualquer coisa, olhar pra trás.
Gustavo Ferreira, estudante de Jornalismo da UFPA e estagiário da TV Liberal
Autor dos blogs Etc.Repórter E


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário