sexta-feira, 4 de maio de 2012

Muvuqueiros produzem no último dia de Muvuca


Muvuqueiros pensam na melhor forma de criar uma identidade visual. (Foto: Roberta Aragão)
E os muvuqueiros produziram no último dia de Muvuca. Pode até estar acabando, mas, desde o dia 3, as oficinas fizeram os muvuqueiros colocarem a mão na massa e aprender na prática esse grande mundo da comunicação. A Muvuca te mostrou o que rolou e tudo o que a galera produziu. Vem!


Técnicas de desenho com Volney Nazareno. (Foto: Tammy Caldas)
No segundo e terceiro dia da Muvuca, pela manhã, rolou oficina de Desenho em Quadrinhos, ministrada pelos desenhistas Fhilipe Ramayana e Volney Nazareno. Na primeira aula, foram ensinadas técnicas para desenhar rostos, corpos humanos e perspectivas, além de exercícios que estimulassem a criatividade. No último dia de oficina, os muvuqueiros aprenderam um pouco sobre planos, como fazer um quadrinho a partir de um texto e produziram cada um o seu próprio.

Na oficina Storyboard, Passo a Passo, o oficineiro Vince Souza ensinou as diferenças entre quadrinhos e storyboard e a importância deste processo para a produção de documentários, comerciais, longas e curtas metragens. Um dos exercícios consistiu em mostrar um roteiro para os participantes transformarem em storyboard, utilizando tudo o que foi ensinado nos dois dias de oficina.

A galera que curte Efeitos Especiais não ficou de fora da Muvuca e teve uma oficina ministrada pelo professor Renato Malcher. Dividida em duas partes, a primeira começou com a história dos efeitos especiais no cinema. A segunda, prática com o ensino dos principais comandos do programa After Effects.

As caixas mágicas dos muvuqueiros. (Foto: Fabíola Lourenço)
Corta, dobra e cola muitas vezes uma folha de papel cartão pode até se transformar em uma Caixa Mágica. Rafael Araújo ensinou aos muvuqueiros uma forma simples e barata de fotografar, sem equipamentos profissionais. Depois de montada e personalizada, os participantes saíram pra testar seu invento e fotografar a UFPA. No segundo dia de oficina, a galera transformou a sala de aula em uma grande câmara obscura, onde os muvuqueiros puderam ver seus trabalhos.
Em Criação de Portfólio, o professor Ricardo Harada (UFPA) ensinou conceitos teóricos das etapas de criação de um portfólio, como planejamento, execução e apresentação e também seus questionamentos relevantes como o que e pra quem mostrar. Os muvuqueiros trouxeram alguns trabalhos e a partir daí, foi hora de pôr em prática os conceitos que aprenderam, para criarem seus próprios portfólios, com o auxílio do oficineiro.

Muvuqueiros fazendo o seu portfólio. (Foto: Fabíola Lourenço)
Na oficina de Identidade Visual foram mostradas algumas técnicas e principalmente o que não deve ser feito, para que os alunos não caiam no mesmo erro.  Foi mostrada a realidade do processo criativo para se chegar a uma identidade visual eficaz e a importância de se colocar no lugar do público para ter a certeza de que o trabalho vai funcionar. No segundo dia de oficina, os muvuqueiros se dividiram em grupos para criar uma proposta de identidade visual para uma loja de produtos de surfe e praia, usando como ferramenta um quadro semântico com os conceitos que a ID deve passar para ajudar no processo de criação.

Em Planejamento de Coleções de Moda, a professora Regina Coimbra, a Reg, mostrou que a oficina veio com o intuito de estimular a produtividade dos comunicadores na moda, porque moda também é comunicação. Após discussões sobre alguns conceitos de moda, os muvuqueiros começaram a produzir, com recortes de revistas e colagens em papel, um briefing criativo com coisas legais e divertidas. No segundo dia, com base na atividade do dia anterior, desenharam e criaram pequenas coleções de roupas no estilo desses "personagens" das colagens feitas anteriormente.

Os muvuqueiros criaram as suas próprias peças,
a partir do que a Profª Reg Coimbra mostrou. (Foto: Tammy Caldas)
Na oficina Planejamento de Redes Sociais, ministrada pelo publicitário Saulo Figueiras da Jokerman, foi abordada a comunicação em mídias sociais realizada por grandes empresas e agencias especializadas. Segundo Saulo, esse é um trabalho “realizado no dia a dia, associando o posicionamento pleno a ações táticas.” Para o publicitário, “quanto mais orgânica a ferramenta é, quanto mais fácil você consegue realizar essa comunicação, mais sucesso teremos”.

O oficineiro Luciano Santa Brigida, com a oficina Notícias em 140 caracteres: Jornalismo na Web deu um passeio geral pelo jornalismo na web, mostrando o quanto ele é novo e por isso ainda pouco abordado nas faculdades. Foi abordado o conceito de jornalismo cidadão, no qual é necessário estar no local certo na hora certa, o que atualmente é feito por qualquer pessoa que grava, filma ou fotografa os acontecimentos. As empresas jornalísticas perceberam que não estavam sozinhas na produção de conteúdo, tinham milhares de pessoas ao seu favor. O jornalismo tradicional e o jornalismo cidadão não estão brigando.

Muvuqueiros colocando em prática o que aprenderam
com a Profª Rosa Cardoso. (Foto: Antonio Macêdo)
A oficina O Texto na Televisão, ministrada pela editora da TV Liberal e professora da Facom, Rosa Cardoso, teve como filosofia o “aprender fazendo.” No primeiro dia os alunos fizeram diversos exercícios de construção de texto para telejornal, como montar o texto de uma notícia a partir apenas das imagens. O segundo dia foi reservado para assistir e analisar tipos de matérias em telejornais brasileiros, além de discussões sobre o conteúdo veiculado atualmente na televisão brasileira. Para terminar, os alunos puderam gravar sua própria mini reportagem sobre o último dia da Muvuca.

Na oficina Locução para Rádio, Luis Fernando Machado, promoveu uma grande troca de experiências com os participantes. Luis repassou um pouco do conhecimento que adquiriu nesses mais de 2 anos e meio trabalhando com rádio. Ele ensinou algumas técnicas e destacou que uma boa voz ajuda, mas não é fundamental para trabalhar no rádio.

Sei que é triste esse ser o último dia de Muvuca, mas ainda estão rolando mesas de debate e à noite tem a palestra da Mulher Transparência, Daniela Silva. E claro que tem festinha depois, pra encerrar com chave de ouro. Todo mundo na Muvuparty, ok? Então aproveita o restante da Muvuca. 



0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário