sexta-feira, 9 de março de 2012

// //

Experiências acadêmicas e profissionais guiam a 2ª Muvuquinha




A gente fez bonito em casa. Mais de 200 pessoas estavam presentes na Muvuquinha UFPA. (Foto: Tony Lameira)

Faça chuva ou faça sol, muvuqueiro de verdade só quer saber de bom papo e muita comunicação. Foi exatamente o que rolou na Muvuquinha de ontem, dia 8, que fez parte da Semana do Calouro de Comunicação Social da UFPA. Cerca de 200 participantes de diversas faculdades foram passear pela beira do rio, ouvir relatos e trocar experiências. Mas vamos por partes pra situar você que, infelizmente, perdeu essa conversa, com o tema "Você faz, você marca".


Rômulo Baía e Natália Costa, nossos apresentadores.
(Foto: Antonio Macêdo)
Com o já conhecido jeito Muvuca de ser, Natália Costa e Rômulo Baía deram as boas-vindas aos muvuqueiros presentes e chamaram as nossas convidadas da tarde. Isso mesmo, muvuqueiro! Em pleno Dia Internacional da Mulher, nós não podíamos deixar de prestar nossa homenagem a elas e, por isso, só convidamos mulheres para a 2ª Muvuquinha, inclusive a mediadora, Paula Oliveira, membro da (Des)organização da Muvuca 2012.

Pra início de conversa, a Profª Fátima Gonçalves resgatou a história do curso de Comunicação Social na UFPA, criado em 1976 durante a ditadura militar. As lutas estudantis em prol de melhorias institucionais e do reconhecimento do curso foram o ponto central da sua fala. Naquele tempo, a área da comunicação lutava para ser reconhecida como ciência. “Todas as disciplinas eram ministradas por professores de outras áreas, como Psicologia. Levou certo tempo até o curso se firmar como ciência e, de fato, ter professores comunicólogos”, ela relatou.

Jalília Messias, da TV Liberal, foi uma das convidadas
do evento. (Foto: Tony Lameira)
Depois foi a vez da jornalista da TV Liberal, Jalília Messias, declarar que nunca pensou em seguir a carreira. Seu sonho era trabalhar em uma agência publicitária. “Não me imaginava como repórter, não tinha ideia de como funcionava a televisão, fiz jornalismo pra acompanhar uma amiga e me apaixonei.” Graduada em Publicidade e em Jornalismo, ela contou que o curso ainda não possuía um bom aparato técnico no seu tempo, mas isso não tornou menos maravilhosa sua passagem pela UFPA, principalmente devido aos professores.

Recém-formada, a publicitária Andrezza Vasconcelos contou um pouco da sua trajetória como aluna na UFPA e sua participação no Centro Acadêmico de Comunicação, destacando a diferença entre a vida de ensino médio e a acadêmica. “A minha visão ampliou muito desde que entrei na UFPA e comecei a participar de projetos e eventos”, afirmou ela, que já fez parte de uma gestão do Centro Acadêmico, o CACO, buscando solucionar alguns problemas ainda existentes no curso. “Eu queria estar contribuindo não só com eventos, mas com melhorias para o curso.”

Paula Oliveira (mediadora), Fátima Gonçalves, Andreza Jackson e Jalília Messias.
(Foto: Antonio Macêdo)
Como a proposta da Muvuquinha é ser um bate-papo, não podia faltar a participação dos muvuqueiros, que levantaram várias questões importantes. Uma delas foi relacionada à relevância do jornalista para a sociedade. Para Jalília, o jornalista precisa apontar problemas, fazer críticas e sinalizar soluções. “O jornalista tem que ter um comprometimento com o social, preocupado com o bem-estar da sociedade, de olho no que está acontecendo ao seu redor”, diz ela.

Sobre o diploma de jornalismo, tanto Jalília quanto Fátima são a favor da obrigatoriedade. Para Jalília, “um jornalista bem formado argumenta, dialoga. Pra ele fazer isso, ele precisa ter estudado, ter conhecido bons professores, desenvolver crítica. Muita gente acaba virando massa de manobra. É mentira que qualquer um possa escrever um texto jornalístico”.

Os muvuqueiros participaram muito do debate.
(Foto: Tony Lameira)
Outro ponto levantando foi em relação à produção de conteúdo na web. Para a Profª Fátima, é preciso se adaptar, sem esquecer que jornalismo é muito mais que redes sociais, “é apuração de informação, checagem, é ouvir fontes”. Quanto à publicidade, Andrezza acredita que as novas mídias são mais destinadas a interação com público-alvo, uma maneira de conhecer melhor a quem o seu produto é direcionado.




Deu pra perceber como a Muvuquinha foi proveitosa, não é? Uma pena se você não foi. Mas somos tão legais e bonzinhos que você nem vai ter que esperar muito pra muvucar.  Dia 14, a gente volta a viajar pelas faculdades de Belém, e essa é a vez do IESAM. Vamos todos falar de Comunicação e Meio-Ambiente.Todos convidados! 

Texto: Renan Mendes


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário