![]() |
Klébeson Moura, Ana Paula Freitas, Felipe Braun e Natália Pereira: última Muvuquinha da temporada fala de Design (Foto: Antonio Macêdo) |
A (Des)organização da Muvuca na Cumbuca se despediu de suas Muvuquinhas,
realizando a última edição na última quarta-feira, 25, no Centro de Ciências
Naturais e Tecnologias (CCNT) da UEPA. Com o tema Design também é comunicação, o evento trouxe um bate-papo entre os
profissionais Felipe Braun, da Contemporâneo Design, Klébeson Moura, da Avisi
Comunicação, e Ana Paula Freitas, professora da UEPA, mediados por Natália
Pereira, estudante de Comunicação Social da UFPA.
Auditório cheio, expectativa no ar. O bate-papo teve duas horas de
duração e iniciou, como de costume, com a irreverente apresentação de Natália
Costa e Rômulo Baía. Após isso, Klébeson Moura começou a conversa, falando
sobre as mudanças que a Avisi Comunicação, agência em que trabalha, sofreu.
De Agência de Texto, a Avisi evoluiu para uma Agência de Comunicação e, hoje,
migra para uma Agência de Design. Segundo ele, o diferencial do designer em uma
agência é que ele “introduz uma nova forma de pensar”, e foi isso que gerou a
mudança estrutural em sua agência.
![]() |
Ana Paula Freitas (Foto: Antonio Macedo). |
Klébeson afirma que o designer procura soluções. Com isso, o ponto chave
de qualquer agência é a interdisciplinaridade. “Saímos de um ponto em que não oferecemos
apenas produtos, mas sim soluções. Uma agência, para ter sucesso, deve unir as
áreas, a Publicidade, o Design, entre outras, para pensar em novas estratégias
e soluções para fazer o que o cliente deseja.”, conta.
Ainda nessa discussão sobre a interdisciplinaridade, Felipe
Braun conta que o principal é entender o Design, para, assim, conflitá-lo com a
Publicidade. Com experiências na área de Jóias e de Design Gráfico, ele afirma
que o trabalho de um designer parte de um problema e que, para uma agência ter
êxito, ela deve reunir os conhecimentos de profissionais de todas as áreas,
buscando solucionar o problema apresentado. "Se você está em uma agência
em que tenha o profissional de Design junto com outros, de outras áreas,
você deve dividir o trabalho. Essa mistura é boa, pois isso te adiciona novos
conhecimentos, novas experiências.", conta Felipe.
O papo continuou com a professora Ana Paula, que conta que o Design, em
muitas faculdades, é considerado uma habilitação de Comunicação Social. Ela
considera o uso da metodologia uma das principais diferenças entre o
Design e a Publicidade. "O designer é treinado para
pensar metodologicamente, coisa que o publicitário nem sempre é. Isso
ocorre, talvez, pela herança que o Design herda das áreas de exatas",
afirma a professora. Para ela, a interação entre o Design e a Publicidade é uma
utopia, e "como toda utopia, precisa ser focada como um estrela
guia".
![]() |
Natália Costa entrega o passaporte da Muvuca a um dos sorteados (Foto: Antonio Macedo) |
Os muvuqueiros interagiram com os palestrantes, fazendo perguntas
diversas e acrescentando pontos importantes nessa discussão. A Muvuquinha da
UEPA acabou e deixou, para os participantes, muitas ideias pipocando na cabeça,
para que cada um chegue a sua própria conclusão de como funciona a relação
entre Design e Comunicação. Para encerrar, a mediadora Natália Pereira deu voz
aos apresentadores, que, com um aperto no coração, se despediram das
Muvuquinhas, mas marcaram presença na Semana de Comunicação da UFPA, a Muvuca
na Cumbuca.
Para fechar com chave de ouro, os apresentadores, Natália Costa e Rômulo
Baía, realizaram o sorteio de dois passaportes para participar da Muvuca na
Cumbuca. Os sortudos foram dois calouros do curso de Design da UEPA, que já
confirmaram a sua presença na beira do rio. Não deu pra assistir a Muvuquinha e
perdeu o sorteio? Não fique triste! Ainda dá tempo de participar. É só procurar
algum membro da (Des)organização e adquirir o seu passaporte. A Muvuca 2012 acontecerá
nos dias 2, 3 e 4 de maio, na UFPA, e promete abalar com novas propostas,
discussões e debates. Não perde!
Texto: Paloma Wilm
0 muvucadas sobre isso
Postar um comentário