A adaptação do marketing de relacionamento e da assessoria de comunicação para as mídias digitais revelaram-se necessárias a fim de evitar o “paredão” no reality show digital e a inevitável eliminação de determinada empresa. O estudo dos efeitos das mensagens nas redes sociais ainda é novo, assim como os cursos e profissões dessa nova área, mas é preciso enfatizar a importância dessa boa comunicação, pois, queira ou não, as empresas estão expostas.
Criar um maior diálogo com o consumidor possibilita: estudar seu comportamento e suas preferências, definir perfis e segmentos, detectar problemas de determinado produto ou serviço (criar um “SAC digital”), adequar campanhas publicitárias e, claro, criar promoções (marketing direto) mais eficazes, para o público certo.
Hoje, o perfil do twitter de Oswaldo Borelli (@oboreli), aquele que teve problemas com a geladeira da Brastemp e fez um vídeo pro YouTube (não viu ainda? Dá uma olhada no vídeo aí embaixo!), é procurado para apoio pelos consumidores com problemas parecidos, caracterizando uma tendência de crescimento da luta do consumidor pelos seus direitos, quando o Procon não dá resultado.
No twitter existem perfis reconhecidos pelo estudo do comportamento do consumidor e da atuação da publicidade nas redes sociais, são elas: @redessociais, @Socialmediabr, @radarsocial e o @IBOPEMedia. Este último é um setor do famoso Ibope, focado nessa área e traz levantamentos muito interessantes, veja em conectimídia
Lembre-se: redes sociais (virtuais ou não), são canais de relacionamentos. E relacionamentos reais.
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