terça-feira, 26 de julho de 2016

// //

Muvudicas: 5 Filmes dos anos 90 pra ver no fim das férias.

 E aí Muvuqueiro, gostastes das minhas dicas de ontem? Então pega papel, caneta, um balde de pipoca e abre o netflix que hoje tem mais.

1. Silêncio dos inocentes (Silence of the Lambs) -1991
Dirigido por Jonathan Demme e baseado na obra literária de sucesso de Thomas Harris, O silêncio dos inocentes conta a história da agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) que tem como tarefa entrevistar o cruel ex-psiquiatra e serial killer, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) para que este ajude a prender outro criminoso, Bufalio Bill (Ted Levine). A atuação de Hopkins nesta obra é inigualável, a frieza assumida ao atuar é impressionante e suas expressões faciais mais ainda. O que torna o filme interessante é a construção e evolução do relacionamento entre Clarice e Lecter, que acabam tornando-se íntimos devido ao convívio durante os momentos de conversa na masmorra.




2. Cães de aluguel (Reservoir Dogs) - 1992
Do consagrado diretor Quentin Tarantino, Cães de aluguel é uma das obras mais memoráveis do cinema mundial. Com um elenco quase que predominantemente masculino, concordando com os padrões dominantes da indústria cinematográfica na época, Tarantino nos oferece uma trama inteligente e única. A história de um roubo de diamantes que não saiu como planejado envolve diálogos incríveis, takes de interação com muita intensidade e aspectos que são a assinaturas do diretor, como por exemplo, sua aparição no filme (Sr. Marroom) e o destaque para o uso da cor vermelha várias vezes durante o longa, fazendo referência ao sangue, raiva e euforia, delineando desta forma o ritmo do filme.



  
3. Central do Brasil (1998)
No final da década de 90, o cinema brasileiro estava em baixa e desacreditado. Central do Brasil foi o marco na volta da nossa nacionalidade para a cinematografia de forma mais contundente, reconquistando o interesse tanto do público quanto dos produtores. É essencial ressaltar que, esta produção foi vencedora de diversos prêmios, como o Globo de Ouro, Urso de Prata e Urso de ouro, além de ser indicada ao Oscar de melhor filme na categoria estrangeira.

Estrelado pela brilhante Fernanda Montenegro, central do Brasil é uma produção simples e belíssima, com uma fotografia baseada em closes, destacando o rosto de cada indivíduo e nos fazendo íntimos deles. Conta a história de uma ex-professora desencantada com o seu país, presa em uma rotina mecânica e que faz de tudo para se sustentar e levar a vida como pode. Em um período de sua vida, Dora (Fernanda Montenegro) conhece Josué (Vinícius de Oliveira), um menino que perdeu a mãe em um acidente de ônibus.  Durante a trama, esses dois personagens iniciam uma jornada em busca do pai do garoto, mas acabam encontrando algo muito mais significativo.




4. As virgens suicidas (The Virgin Suicides) - 1999
O longa metragem é situado na década de 70 e retrata o cotidiano de uma família de classe média americana composta por cinco belas jovens e seus pais, rígidos e conservadores que delineiam várias regras acerca de namoro e coisas do gênero. Entre tanto, a situação atinge níveis extremos quando uma de suas filhas, Cecília (Hanna R. Hall) comete suicídio e a mãe das garotas decide proibir qualquer contato das garotas com rapazes. Entretanto, essa proibição não funciona e apenas empenha as meninas à quebrarem as regras e desafiarem os pais. Através deste filme baseado no livro homônimo de Jeffrey Eugenides, a diretora Sofia Coppola lança-se à indústria cinematográfica e coloca em cheque o relacionamento pais/filhos “tradicional”, salientando a importância do diálogo e das quebras de tabu existentes, para que a família possa se desenvolver de forma próspera e saudável, respeitando os limites individuais de cada um.

 


5. 10 coisas que odeio em você (10 things I hate about you) - 1999
Tudo bem, pode falar que é clichê e que comédia romântica não é um gênero com muita originalidade etc. Mas esse caso é diferente. O destaque aqui é o ângulo pelo qual a história de amor começa a ser contada. Com elementos, tanto subjetivos quanto materiais, muito pertencentes aos jovens da época, 10 coisas que eu odeio em você conta a história da nada convencional família Stanford, que possui a seguinte regra: a filha mais nova não namora, enquanto a mais velha não o fizer. Por conta disso, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por, Bianca (Larisa Oleynik), decide acelerar um pouco as coisas e contrata um rapaz, Patrick Verona (Heath Ledger) para conquistar e namorar a irmã mais velha,  Katharina (Julia Stiles).

Por entre percalços cômicos, uma performance totalmente original de “Can’t take my eyes off you” e aspectos condizentes aos jovens da década de 90, o filme se constrói de forma leve e original, tornando-se um dos maiores sucessos e fontes de referência em seu gênero.



Gostou? Amanhã tem mais!


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário