sábado, 29 de agosto de 2015

Cultura à flor da pele na última Muvuquinha de 2015

Texto: Lorena Emanuele Fotos: Isabella Moraes
         Na noite do dia 28 de agosto às 19h, os muvuqueiros se reuniram para a mesa da 4ª Muvuquinha, agora sobre Produção Cultural, com a participação de João Lemos, da banda Molho Negro, Lorena Saavedra, produtora cultural do CCBEU, Pedro Viana, da Senda Produções, e Rodrigo Viellas, da AmpliCriativa, mediada pela (des)Organizadora Elisa Fonseca, tudo em um clima de muita descontração.

         Entre frases que ecoaram, “fazer produção cultural é fazer a magia acontecer”, dita pelo Pedro Viana, resumiu muito bem a noite quase mágica que se aprofundou em diversos pontos da cultura, não apenas de sua forma mais geral, porém principalmente, a paraense. Com essas muitas reflexões, Pedro atentou para a forma que o dinheiro público é repassado e investido na cultura, e como muitas vezes é falha, pois não envolve realmente a cultura do povo em questão, o que por sua vez pode ser ruim para a construção da própria identidade local e valorização do regional.

         Já o João Lemos mostrou que mesmo nesse cenário quase de crise, é possível sim ter ideias boas que possam resultar em lucros para a cultura e para a sociedade, como foi o projeto Mojo, que reuniu diversos artistas e outros convidados. Isso tudo serve de estímulo para que novos projetos, mesmo sem a “bengala-auxílio-do-governo”, possam existir. João destacou o uso de novas ideias e do aprofundamento na criatividade para que os artistas possam viver fazendo o que gostam. Depois disso, com mais uma rodada de perguntas e respostas dos convidados, Lorena e Rodrigo mostraram que é importante não desistir desse meio cultural, se é o seu sonho, que mesmo com vários percalços, “mais lá na frente as recompensas virão”.

         Mas a noite é uma criança e não parou por aí, depois desse quase retiro espiritual cultural, os muvuqueiros se agitaram com o ritmo bem paraense da DJ Onça com K. Enquanto os nossos convidados dançavam e se divertiam, as meninas do OIAM também arrasavam com as comidinhas e bebidinhas locais.

         Bem, foi isso, galera. Quem foi, não se arrependeu. Nós da (des)Organização agradecemos a participação de todos os convidados, da casa e dos muvuqueiros. Contamos com a presença de vocês na nossa Semana de Comunicação (Muvs pros íntimos) que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de outubro. Tá pertíssimo, né? Então não chora ainda, e nos vemos lá! 


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário