quinta-feira, 2 de julho de 2015

// //

Um olhar gastronômico na 3ª Muvuquinha

Texto: Hannah Pontes  Fotos: Camila S. Lima
Tem Muvuca na Cozinha!
Dando continuida à programação da Muvuca 2015, ontem (01/07), a cumbuca invadiu a cozinha e fez no La Lucha Hamburguers & Steaks a sua terceira Muvuquinha, com o tema "Comunicação e Gastronomia". Para conversar um pouco  sobre as estratégias e o desenvolvimento de conteúdo especializado em promover a gastronomia regional, a Muvuca chamou a Carla Bichara, dona da empresa James Brownie; Marcelo Mendes, consultor de marketing e professor na Faculdade de Comunicação  da UFPA e a Jéssica Santos, publicitária e antiga (des)Organizadora da Muvuca.


Lucas Melo e Lorena Emanuele foram os apresentadores da noite e com muita irreverência chamaram nossos convidados. Carla Bichara, que é formada em direito, contou um pouco sobre como descobriu o dom para o empreendedorismo e para brownies, e como teve ideia de montar a empresa James Brownie. A empresária contou que tinha um brownie no meio do caminho que mudou os rumos da sua vida.


Carla falou para os muvuqueiros um poucode sua experiência como empresária do ramo alimentício e da necessidade que ela sentiu em contratar um profissional, social media, para cuidar da imagem da empresa nas redes sociais. O propósito da marca  é vender felicidade. "Comunicação é a chave para a entrega de nosso propósito ao cliente".
A publicitária Jéssica Santos, que atualmente trabalha no planejamento estratégico da agência de propaganda  NRT - Grupo Norte, falou da importância do social media, como é feito esse trabalho e que comunicação integrada oferece maiores resultados para a marca.
O profissional que cuida da divulgação das marcas precisa chamar a atenção do cliente. Ele precisa conhecer os objetivos da empresa e a imagem que ela quer passar ao consumidor. "Imagem é tudo. Comida vende pelo olhar". Produzir conteúdo e ficar atento às novidades foram uma das dicas que a publicitária deu para quem pretende trabalhar nessa área.


Encerrando o bate papo, Marcelo Mendes, que é formado em comunicação social e especialista em marketing, atua como consultor de marketing e professor na Faculdade de Comunicação d UFPA, falou que a gastronomia amazônica  é muito rica e está associada a vários segmentos, como turismo e manifestações culturais.
Marcelo acredita que os empresários do ramo da gastronomia estão passando a ver isso como produto e não só como comida, e que a gastronomia tangencia diversas áreas, como criação, produção, administração e marketing. "Cada vez mais empresas do ramo alimentício passam a investir mais em comunicação e marketing."




Para encerrar o bate papo que deu água na boca e não deixar ninguém de barriga vazia, a empresa de bombons regionais Kaiporas Doces Amazônicos distribuiu bombons de cachaça de jambu para os muvuqueiros, que puderam ser os primeiros a experimentar as delícias da marca. E a comilança não parou por aí, foram sorteados também kits James Brownie, Churros da Mi Churro e um combo do La Lucha. Foi sorteado também o livro "Vai que dá! Dez histórias de empreendedores que transformaram sonhos grandes em negócios de alto impacto" organizado por Joaquim Castanheira.


 Muvuca agradece aos nossos convidados, Carla Bichara, Jéssica Santos e Marcelo Mendes e aos nossos parceiros Kaiporas Doces Amazônicos, Mi Churros e La Lucha. Perdeu a Muvuquinha? Não te desespera que no segundo semestre tem mais. A minha (des) organização entra de férias, mas tem muita coisa vindo por aí, te prepara que estou só esquentando.
Vem ver mais fotos no nosso álbum no Facebook (clique aqui).

A (des)Organização da Muvuca junto com Carla Bichara e Jéssica Santos


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário