domingo, 21 de junho de 2015

Muita criatividade no Muvusaturday

Texto: Hannah Pontes e Lorena Emanuele Fotos: Andrezza Borges, Camila Lima e Isabella Moraes


Abrindo a temporada de oficinas da Muvuca, ontem, 20/06, aconteceu o primeiro Muvusaturday de 2015, na Aliança Francesa. As oficinas de Redação Publicitária e Fanzine fizeram muitos muvuqueiros acordarem cedo no sábado para colocar a mão na massa e passar esse dia de muita comunicação com a gente. Confere um pouco do que rolou nas oficinas.


Oficina de Fanzine
A oficina de Fanzine, ministrada pelo “zineiro” Victor Peixe, foi dividida em dois momentos, o de teoria e o de prática. No momento da teoria, Victor fez um bate papo contando um pouco da história, estética, como é a produção no Brasil, divulgação do trabalho dos artistas, entre outros assuntos. Foi abordada também a carência desse estilo de comunicação nas bibliotecas do estado e do Brasil.
O oficineiro levou algumas “zines”, da sua coleção particular para mostrar para os participantes da oficina as diferentes da oficina, para que eles pudessem se inspirar na hora de produzir a sua fanzine. Folha de papel A4, recortes de revistas, tesoura, cola e muita criatividade foram alguns dos "ingredientes" utilizados pelos muvuqueiros.



 Oficina de Redação Publicitária
Já a oficina de Redação Publicitária com o redator da agência Galvão, Márcio Bastos, começou colocando todos por dentro dos anúncios mais prestigiados e premiados seja pelo seu valor informativo, seja pelo seu grau de humor e inteligência aplicados. Márcio explicou como é o processo de idealização e construção de textos para uma campanha e ensinou a dar um “xô, bloqueio criativo”. Em seguida, os muvuqueiros foram para a parte prática da oficina, orientados a escrever outros títulos para alguns anúncios já existentes. 
Produção de spot e vídeo também foram explorados pelo publicitário, que mais uma vez colocou a galera produzir, dividindo os "oficineiros" em dois grandes grupos, numa pequena disputa. No final, rolou interpretação, muita malemolência, críticas construtivas e o tão aguardado resultado. Vem ver o álbum de fotos no Facebook (clique aqui).




  A Muvuca agradece aos ministrantes das Oficinas, Márcio Bastos e Victor Peixe, a Aliança Francesa e também todos os muvuqueiros que passaram esse sábado com a gente.
Perdeu o Muvusaturday? Fica tranquilo que a Muvuca está só começando e ainda vem muita coisa boa por aí! 

A (des)Organização da Muvuca durante o Muvusaturday


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário