terça-feira, 23 de setembro de 2014

// //

Empreendedor de conhecimento: Conheça Vander Casaqui, segundo palestrante da Muvuca 2014!


Texto: Felipe Jailson


Senta, que lá vem currículo! Nosso segundo palestrante é o professor Vander Casaqui, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde atualmente desenvolve pesquisas sobre os discursos no campo do empreendedorismo social e sobre as narrativas relacionadas à cultura empreendedora.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, trabalhou como redator publicitário durante alguns anos, até entrar no campo acadêmico, em 1999, no mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), onde também fez doutorado. “Tive o discurso publicitário como objeto de estudo e, desde então, tenho produzido e orientado pesquisas relacionadas com as estratégias comunicacionais das marcas, com a cultura midiática, com as representações sociais presentes nesses objetos”, conta ele, que tem experiência na sala de aula de cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas.

O tema do empreendedorismo social esteve presente em sua vida em 2013, quando fez um estágio de pós doutoramente na Universidade Nova de Lisboa. “Em sentido mais amplo, trabalho com as questões da cultura empreendedora e o espírito de nosso tempo. Pode parecer algo um tanto abstrato num primeiro momento, mas essas questões estão muito presentes no dia a dia das pessoas e nos discursos das mídias, nos planos de governo e no imaginário juvenil”, afirma o pesquisador, que cita como exemplo os planos de candidatas como Marina Silva e Dilma Rousseff, que levam em conta o empreendedorismo entre seus temas.

“Enfim, há projetos de nação sendo articulados em torno das atividades dos empreendedores e dos empreendedores sociais. Esses discursos estão presentes o tempo todo na mídia, das mais diversas formas, em muitos produtos culturais. É urgente e atual discutir esses temas, de maneira crítica, reflexiva, para compreender um pouco melhor a época em que vivemos, que discursos nos mobilizam e o que motiva nossos engajamentos, nossa vontade de participar da sociedade. Os poderes, valores e visões de mundo que estão em jogo nisso tudo”, acredita.

O professor Vander Casaqui pretende continuar pesquisando temas do empreendedorismo e empreenderismo social, “ao menos nos próximos quatro anos”, como ele mesmo prevê. E para a Muvuca, que já está pertinho, ele também já tem planos bem definidos. “Sobre a Muvuca na Cumbuca 2014, cujo convite muito me orgulha e para o qual espero estar à altura das expectativas, pretendo discutir as conexões entre o imaginário dos jovens, em torno de noções como a ‘Geração Y’ e o mundo do trabalho, a cultura empreendedora e o empreendedorismo social. Levanto algumas perguntas para pensarmos juntos: que jovem é esse que é representado em nosso tempo? Que país se projeta a partir da imagem dos jovens brasileiros? Qual papel é atribuído aos jovens nos projetos de sociedade relacionados com a cultura empreendedora, hoje e para o futuro? Essas são questões intimamente relacionadas com o setor da indústria criativa, na qual hoje é situada a publicidade e propaganda e outras atividades da produção midiática e artística”. E aí, não és louco de perder, né?


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário