Texto: Felipe Jailson
Senta, que lá vem currículo! Nosso segundo palestrante é o
professor Vander Casaqui, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e
Marketing), onde atualmente desenvolve pesquisas sobre os discursos no campo do
empreendedorismo social e sobre as narrativas relacionadas à cultura
empreendedora.
Graduado em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero,
trabalhou como redator publicitário durante alguns anos, até entrar no campo
acadêmico, em 1999, no mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade de
São Paulo (USP), onde também fez doutorado. “Tive o discurso publicitário como
objeto de estudo e, desde então, tenho produzido e orientado pesquisas
relacionadas com as estratégias comunicacionais das marcas, com a cultura
midiática, com as representações sociais presentes nesses objetos”, conta ele,
que tem experiência na sala de aula de cursos como Publicidade e Propaganda,
Jornalismo e Relações Públicas.
O tema do empreendedorismo social esteve presente em sua
vida em 2013, quando fez um estágio de pós doutoramente na Universidade Nova de
Lisboa. “Em sentido mais amplo, trabalho com as questões da cultura
empreendedora e o espírito de nosso tempo. Pode parecer algo um tanto abstrato
num primeiro momento, mas essas questões estão muito presentes no dia a dia das
pessoas e nos discursos das mídias, nos planos de governo e no imaginário
juvenil”, afirma o pesquisador, que cita como exemplo os planos de candidatas
como Marina Silva e Dilma Rousseff, que levam em conta o empreendedorismo entre
seus temas.
“Enfim, há projetos de nação sendo articulados em torno
das atividades dos empreendedores e dos empreendedores sociais. Esses discursos
estão presentes o tempo todo na mídia, das mais diversas formas, em muitos
produtos culturais. É urgente e atual discutir esses temas, de maneira crítica,
reflexiva, para compreender um pouco melhor a época em que vivemos, que
discursos nos mobilizam e o que motiva nossos engajamentos, nossa vontade de
participar da sociedade. Os poderes, valores e visões de mundo que estão em
jogo nisso tudo”, acredita.
O professor Vander Casaqui pretende continuar pesquisando temas do
empreendedorismo e empreenderismo social, “ao menos nos próximos quatro anos”,
como ele mesmo prevê. E para a Muvuca, que já está pertinho, ele também já tem
planos bem definidos. “Sobre a Muvuca na Cumbuca 2014, cujo convite muito me
orgulha e para o qual espero estar à altura das expectativas, pretendo discutir
as conexões entre o imaginário dos jovens, em torno de noções como a ‘Geração
Y’ e o mundo do trabalho, a cultura empreendedora e o empreendedorismo social.
Levanto algumas perguntas para pensarmos juntos: que jovem é esse que é
representado em nosso tempo? Que país se projeta a partir da imagem dos jovens
brasileiros? Qual papel é atribuído aos jovens nos projetos de sociedade
relacionados com a cultura empreendedora, hoje e para o futuro? Essas são
questões intimamente relacionadas com o setor da indústria criativa, na qual
hoje é situada a publicidade e propaganda e outras atividades da produção
midiática e artística”. E aí, não és louco de perder, né?
0 muvucadas sobre isso
Postar um comentário