segunda-feira, 15 de setembro de 2014

// //

Da web para a Muvuca: Duda Rangel, o jornalista mais famoso da blogosfera!

Texto: Felipe Jailson

Em 2009, ele andava meio ferrado na vida, ou melhor, “ferrado por inteiro”, como ele mesmo disse. Desempregado após ser mandado embora do jornal onde trabalhou por anos e separado da mulher, que o trocou por um cara bem mais jovem (“com barriga tanquinho, sabe?”), ele pensou em algumas soluções para essa situação. Terapia? Não tinha dinheiro. Suicídio? Sem competência para tal coisa. A solução foi criar um blog para poder desabafar sobre a vida. E foi assim que nasceu o “Desilusões Perdidas”, trabalho do nosso terceiro palestrante da Muvuca, o querido jornalista, Duda Rangel.

“Peguei gosto pela coisa, de escrever, de interagir com o público. O blog cresceu, ganhou leitores em todo o Brasil e até fora e eu até desisti da ideia de me matar”, conta o jornalista, que desde então vem encantando aspirantes a jornalistas e veteranos da profissão com seus textos. “O blog é terapêutico para mim e para os meus leitores. Apesar de todos os perrengues da vida, sou um apaixonado pelo jornalismo e curto compartilhar minhas histórias com os colegas de profissão, com bom humor”, afirma Duda.
Hoje, o Desilusões Perdidas está em outros canais, como o Twitter e a página no Facebook, onde o público pode trocar ideias sobre a vida de jornalista, os desafios atuais da profissão, os novos meios de produção, entre outros, como nos enumera o próprio autor. “Dou minha contribuição para o debate com textos debochados e cheios de ironia”.
O sucesso foi tanto que o blog virou livro, “A Vida de Jornalista Como Ela É”, que já está em sua segunda tiragem e planos mais ambiciosos ainda estão vindo por aí. “Por ser um jornalista pobre, não tenho muitos planos de longo prazo. O meu principal plano no momento é conseguir pagar todas as contas do mês sem atraso. Nem penso em ter a energia do meu apê de 49 metros quadrados cortada. Sem energia não teria como atualizar o blog. Penso em transformar o blog e o livro em um produto audiovisual, possivelmente na web”, antecipa Duda.
E sobre a Muvuca? Bom, o nosso querido escritor não esconde a ansiedade e a expectativa. “Tenho muitos leitores no Pará, principalmente em Belém. Vejo que é uma galera engajada com o jornalismo, interessada em debater, em buscar novos conhecimentos. Nosso papo será muito bom. Adoro a troca de ideias com os mais jovens. Eles me ensinam muito”. E além de tudo, ele traz essa e mais algumas surpresinhas para os muvuqueiros: “Na Muvuca, vou fazer também o lançamento do meu livro, com uma sessão de autógrafos e de fotinhos meigas para postar no Facebook. Até breve!”.
Que esse dia chegue logo, Duda. Mal podemos esperar!


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário