sexta-feira, 25 de julho de 2014

// //

Muvuchileiros 03: Traçando o caminho com Wagner Cardoso


Nesse mês, eu  bati um papo com o estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPA Wagner Cardoso, que tá fazendo intercâmbio na Hungria. Pra quem não conhece o moço, ele comanda a página do Facebook “Cantadas de Indie”, que até o ano passado era a maior página paraense em likes. Na entrevista, ele conta um pouco da experiência que tá vivenciando na Europa, e a experiência com outras culturas.

           Muvuca: Quais novos conhecimentos adquiriste na Hungria?
Wagner: Foi um grande contraste que acredito ter servido de aprendizado pra mim, assim também quanto à minha fluência no inglês. Aqui eu tenho que falar todo dia em inglês, desde quando tenho que comprar algo no supermercado até [quando vou] à balada, onde converso com novas pessoas, e é sem dúvida onde a gente mais pratica o inglês, sério! (Dilma, se vossa excelência estiver lendo isto, eu vou para as festas não para me divertir, mas para praticar o inglês, ok?).
Foto: Acervo pessoal
           Muvuca: E quanto à música, teve alguma experiência diferenciada na Europa?
Wagner: O único contato que tive com a música regional daqui foi logo no início do semestre, quando a universidade organizou uma festa para introduzir a cultura húngara para nós, brasileiros.

           Muvuca: Como é a vida dos jovens na Europa?
Wagner: Os jovens aqui na Europa são muito mais v1d4 l0uc4 que os brasileiros. Eu moro bem no centro da cidade e têm muitos bares que diariamente estão lotados, todo dia mesmo, inclusive durante a semana. Eu achava que aquele seriado Skins exagerava na visão dos jovens europeus pra ser dramática, mas descobri que é a mais pura realidade.
Foto: Acervo pessoal
           Muvuca: Quais viagens por lá mais te marcaram até agora?
A mais longa e melhor viagem que fiz aqui foi durante o spring break, quando visitei Londres por oito dias. Quem me conhece sabe que sou muito fã de Harry Potter e essa cidade é o sonho de viagem de qualquer fã da saga. Outra razão por eu gostar tanto da Inglaterra é porque é o lar de muitas das minhas bandas favoritas e Londres respira música.

           Muvuca: O que mudou em ti com toda essa experiência?
Wagner: Eu cresci muito como pessoa nesse intercâmbio e ainda estou na metade dele. Acredito que voltarei muito mais maduro pra casa, aqui eu tenho que resolver tudo sozinho. Eu também conheci muita gente, de toda parte do mundo e fiz muitos amigos, o que me ajudou a diminuir minha timidez e me tornou mais comunicativo.
Foto: Acervo pessoal

           Muvuca: Por que recomendarias esse tipo de viagem para as pessoas?
Por todas as experiências magnificas e pelo aprendizado imenso que esse intercâmbio tá me proporcionando: conhecer novas pessoas, lugares, culturas, além de nos fazer amadurecer, desenvolver a fluência no Inglês e é claro, o conhecimento científico diferenciado que uma universidade estrangeira nos proporciona. 
Foto: Acervo pessoal



0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário