sexta-feira, 10 de maio de 2013

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Os profissionais zumbis, os profissionais marqueteiros de Érico Assis

Depois de um dia repleto de oficinas e mesas de debates superinteressantes, além de uma Cultural com karaokê para lá de badalada, foi a vez de Érico Assis animar o segundo dia da Muvuca 2013.

Érico Assis batendo um papo sobre trabalho e "zumbis" workaholics
Ao agradecer o convite da (Des)organização, o cozinheiro do portal Omelete brincou “Vocês têm certeza que é comigo?”, falando da surpresa de ser chamado. Brincadeiras a parte, o jornalista-publicitário-tradutor-professor chegou à cidade na tarde de quarta e desde então tem se preparado para a palestra que ele mesmo intitulou: “Os Jornalistas, os Publicitários, os Zumbis e o Tempo”. Com uma apresentação cheia de gifs animados, a noite foi descontraída e com muita interação do público.

Segundo ele, a grande tendência da área da Comunicação hoje é o trabalho, que “está cada vez maior”. Érico disse que nós estamos sendo cada vez mais cobrados e com o tempo livre cada vez menor, que isso sempre aconteceu com os publicitários, citou inclusive o seriado americano Mad Men como exemplo, e que tem sido cada vez mais frequente com os jornalistas depois da vinda da televisão e da internet. Boa parte do jornalismo online hoje, afirmou, resume-se a page views (visualizações de páginas); conteúdo deve ser postado a todo instante e precisa ser bom e chamar atenção o bastante para gerar o máximo de page views possível.

Dito isto, uma frase resume a nossa geração profissional: “Always on” (Sempre Ligados). Desligar-se hoje em dia é impossível, celular, computador, internet; trabalhos malucos em horários malucos; pílulas estimulantes e energéticos, enfim, estamos virando verdadeiros “zumbis” workaholics.

Muvuqueiros atentos à palestra. A interação do público foi marcante no segundo dia
Ainda sobre o nosso mercado, Érico explicou que somos o último degrau, pois dependemos sumariamente da economia e estamos muito mais sujeitos às mudanças de mercados que outras áreas. Que é pelo fato de existirem a agricultura, a indústria, a moda e etc. que os jornalistas tem notícias e os publicitárias, produtos para fazer campanhas.

Mas no fim das contas, deixou claro o Cozinheiro, outra grande tendência da área é o que chamam de “Make it then tell everybody” (Faça e então conte a todo mundo), que nada mas é do que a grande onde de empreendorismo, freelancing ou mesmo da indispensabilidade de um profissional isto é, aquele cara que é indispensável, que jamais pode deixar uma empresa, pois ela se prejudicaria muito se o perdesse.

Ele completou com algumas dicas: “se divulgue, fale de si, mostre o que faz”. O profissional precisa ser seu próprio marqueteiro. Em um de seus slides, estava escrito: “Work for free or full price. Never for cheap”, trabalhe de graça ou pelo preço completo. Nunca barato.

Surpresa final: três sorteios para os muvuqueiros que assistiram à palestra
Para finalizar o dia, rolaram os sorteios. Sim, no plural. Três muvuqueiros sortudos ganharam uma camisa pikachu da Muvuca 2013, um ingresso para a Muvuparty com Gang do Eletro e o livro "Cinema, publicidade, interfaces" (2009) do nosso querido muvuqueiro, professor Rogério Covaleski. Depois da palestra, porém, a sensação foi de uma noite em que todos saíram ganhando.

Fotos: Antonio Macêdo / Texto: Arthur Medeiros .


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