sábado, 11 de maio de 2013

// //

Oficinas movimentam as manhãs da Muvuca 2013

Muvuqueiro de verdade começa a muvucar desde cedo. E os participantes compareceram em peso nessas quinta e sexta-feira para discutir e produzir muito nas oficinas que aconteceram no Instituto de Letras e Comunicação e no bloco F do campus básico da UFPA. Foram 11 oficinas com propostas que iam desde a divulgação científica até técnicas de interpretação teatral, provando que a Semana de Comunicação da UFPA é realmente uma mistura. A gente te mostra um resumo do que aconteceu em cada oficina.

Criando na oficina Mude algo (ou tudo) com Design

Para os muvuqueiros que se inscreveram na oficina Revistas: texto e criatividade foi feita uma viagem histórica pela produção de revistas. A ministrante, a jornalista Esperança Bessa, falou sobre alguns elementos que perpassam a produção de revistas, destacando a importância da linguagem visual dessas publicações. Os participantes partiram para o desenvolvimento de uma linha editorial para sua própria revista e pensaram pautas que seriam publicadas nelas. A ministrante destacou a importância da criatividade para a produção de uma revista de qualidade. E a conversa agradou. Os participantes expressaram a satisfação com a oficina aplaudindo Esperança durante o encerramento.

Na oficina Fotojornalismo em pauta houve muita troca de experiência entre oficineiros e os ministrantes João Ramid e Luciana Gonçalves. João contou sobre seu trabalho como fotógrafo e falou ainda sobre grandes fotojornalistas da história. Rolou uma conversa sobre a diferença entre o fotojornalismo no jornal, na revista e na web, e manipulação de imagens no fotojornalismo. A proposta dos ministrantes foi que os participantes propusessem pautas e saíssem para fotografar essas pautas. As fotografias foram discutidas pelos ministrantes e participantes no segundo dia de oficinas, que pesaram a produção feita durante os dois dias.

Cézar Moraes ensinando técnicas de cinema
Quem participou da oficina Luz, câmera, fazendo cinema! pôde conferir a experiência de Cezar Moraes, fundador da Visionária Filmes. O cara falou de fotografia, mercado, figurino, cores, roteiro, entre outras coisas.. Disse que a riqueza está nos detalhes de cada produção. Passou ainda alguns curtas, como o paraense "Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista", além de ter dado diversas dicas de programas e ferramentas para roteiro, edição de vídeo e muito mais.

Já na oficina Crítica sem criticismo: um olhar sobre o cinema, a própria história do cinema ganhou espaço. Lorenna Montenegro mostrou como certos filmes inovaram sua época - "Cidadão Kane", "Festim Diabólico","Laranja Mecânica" - com suas linguagens e formas de expressão. A evolução tecnológica do cinema também foi pauta, assim como suas vanguardas.

Todos concentrados na oficina de crítica cinematográfica
As ministrantes da oficina Divulgação científica nas Redes Sociais propuseram uma discussão muito legal durante a oficina sobre o trabalho na divulgação. A ministrante Joice Santos provocou os participantes para que falassem sobre os principais usos que fazem das redes sociais. Os muvuqueiros pesquisaram perfis de divulgação científica e analisaram a abordagem desses perfis. Por fim, os participantes selecionaram notícias sobre divulgação científica e eles mesmos desenvolveram meios de divulgá-las.

Muvuqueira em atividade na oficina de Divulgação nas redes sociais
Cena & Ação: jogos de interpretação em teatro foi uma atração à parte. Guiados pelo ator e diretor Enoque Paulino, os participantes se divertiram com as cenas de improviso (teve até show da Beyoncé em pleno Bloco F) e os jogos de concentração e interpretação. A imaginação correu solta por essa oficina.

Olhos e ouvidos atentos para a ministrante Lígia Bernar
Lígia Bernar deu um show na oficina Como gerar conteúdos relevantes nas Redes Socias?. A responsável pelas mídias sociais do Ovelha Negra, mostrou a importância do uso dessas mídias e como o profissional dessa área deve se comportar. A galera analisou vários cases de empresas que deram certo na web, como o Guaraná Antártica, e ainda rolou um brainstorm sobre o tema da Muvuca 2014, olha só!

Na oficina de Criação Literária o papo foi a arte da escrita. Roberta Spindler, coautora do sucesso "Contos de Meigan", falou sobre mercado editorial, o escritor como próprio marqueteiro, tendências literárias e ainda deu várias dicas ótimas de escrita e estruturação de texto. A oficina não parou por aí, os participantes se juntaram e criaram o blog Bloqueio Criativo, o qual vai ser alimentado com várias histórias e contos desses muvuqueiros, acompanhem!

A oficina Gestão de marcas no Foursquare e Instagram foi esclarecedora, além de falar de marketing e relação com o cliente, o ministrante José Calazans esclareceu muitas coisas sobre as duas Redes Sociais e seu potencial, explorando os detalhes e individualidades de cada uma.  As tips e os check-ins do Foursquare mostram a popularidade de cada lugar enquanto as tags do Instagram aumentam o engajamento com as marcas.

Na oficina Mude algo (ou tudo) com Design, os muvuqueiros refletiram sobre o papel que o design desempenha na nossa sociedade e como ele pode nos inspirar a fazer algo pela nossa sociedade. Rolou até a produção de um catálogo com as peças produzidas! Dá uma olhada aqui.

Discutindo linguagem nas ondas de rádio
E teve também muito aprendizado sobre técnicas e linguagem para rádio na oficina Publicidade nas ondas do rádio: linguagem e produção de spots. A produtora Ana Clara Matos, ministrante da oficina, não só deu dicas sobre isso, como também indicou diversos livros que podem ajudar os muvuqueiros a aprender mais sobre o tema. E já que o assunto aqui é botar em prática, no segundo dia foram todos para o estúdio da Faculdade de Comunicação da UFPA e produziram um spot sobre a Muvuparty!


Ufa! Quanta coisa bacana nesses dois dias de oficinas na Muvuca 2013. Seja no Bloco F, H ou no ILC, o que não faltou foi muvuqueiro criando tendências e fazendo Comunicação por esse campus da Universidade Federal do Pará. Que os assuntos discutidos e os produtos criados não parem por aqui, galera!


Fotos:  Laís Teixeira, Natália Costa e Carolinne Eliasquevici
Texto: Arthur Medeiros, com informações da (Des)Organização


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário