sexta-feira, 12 de abril de 2013

// //

Clima descontraído marca a Muvuquinha UFPA

Como diz o ditado "o bom filho a casa torna", e foi exatamente isso que aconteceu na última quinta-feira, 11 de abril. A terceira Muvuquinha invadiu o Auditório Setorial II da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o assunto da vez foi “Comunicação e Sociedade: das Mídias Alternativas aos Grandes Veículos”.

Galera ligadona nas experiências da Renata Ferreira na televisão paraense.
Em plena Semana do Calouro, a penúltima Muvuquinha juntou calouros, veteranos e até formados no auditório para discutir e ouvir ilustres convidados como Alda Cristina Costa – professora da instituição e doutora em Ciências Sociais –, quem mostrou o vídeo "We All Want to Be Young" sobre as gerações jovens (Baby Boomers, Geração X e, nós, os Millenials lol), para então falar desse quadro digital no qual a Comunicação se constrói hoje. Comentou sobre o fenômeno das redes sociais na internet e, com vários números e estatísticas, mostrou como isso está diretamente atrelado à Comunicação. Disse ainda que tanto a Comunicação quanto a Sociedade evoluem de acordo com a tecnologia e que as duas são indissociáveis uma da outra; citando Marshall McLuhan, a professora afirmou: “O homem cria a técnica, mas a técnica recria o homem”.


Depois foi a vez de Renata Ferreira, “uma das mulheres mais elegantes da televisão brasileira” – palavras de Carla Beatriz, integrante a plateia –,  falar sobre a Televisão brasileira e seu papel social. A apresentadora do Sem Censura Pará e professora da Universidade da Amazônia (Unama) levantou a questão de que não devemos “exorcizar” tanto assim a televisão e sim criticá-la com mais atenção. Pois, apesar dos negativos, ela também possui vários pontos positivos. Deu uma rápida aulinha sobre a TV pública brasileira, para então falar de sua caracterização mais educativa, cultural e social que vai além da que tem a iniciativa privada.

O final ficou por conta do Prof. da UFPA, Fernando Filho, que é cientista social e falou sobre inúmeras coisas, dentre elas: mídias alternativas; o fenômeno da solidão, que surge com e apesar da alta tecnologia; reducionismo; o excesso de informação e a falta de formação, entre outras. Citou Bourdieu e, inclusive, a Bíblia, “o mal é o que sai da boca do homem”, mostrando o potencial de transformação que a Comunicação tem sobre a Sociedade.


E foi assim, com um clima leve e descontraído, que a Muvuquinha UFPA aconteceu. Com uma grande participação do público, que até impressionou Renata. “Eles têm vozes tão bonitas e são tão desembaraçados”, comentou ela.

O papo foi muito bom, não foi? Mas não esquece que ainda tem mais. Antes do grande evento que virá nos dias 8, 9 e 10 de maio temos uma, e só mais uma Muvuquinha. Ela será na Unama BR no dia 25 de abril, não perca!

Texto: Arthur Medeiros / Fotos: Antonio Macêdo


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário