quinta-feira, 3 de maio de 2012

// //

Gil Giardelli, o Humano 5.0, abre a Muvuca 2012


Giardelli, nosso primeiro palestrante, abriu a Muvuca 2012 em grande estilo. (Foto: Tony Lameira)

Depois de perder a vergonha e soltar a voz cantando de Ilariê à Bad Romance com Tities & Karaokê, os muvuqueiros invadiram o Centro de Evento Benedito Nunes para começar oficialmente a encher a nossa cumbuca de conhecimento.  Então, às 19h30, os nossos apresentadores Petterson Farias, Natália Costa e Rômulo Baía subiram no palco e anunciaram aquele que iria abrir com muita classe a nossa Cumbuca Fantástica: o Humano 5.0, Gil Giardelli!


Mas, afinal, que diabos é essa tal de Humanidade 5.0? Giardelli explica! Segundo ele, existem várias fases da humanidade, passando pela agrícola, industrial, tecnológica, espiritual, até chegar em uma sociedade onde você é o que você compartilha. “Hoje você é respeitado pelo o que você produz em rede”, afirma Gil.

Com o auditório extasiado e lotado de pessoas que não desgrudavam os olhos e mal respiravam para conseguir absorver todo o conhecimento ali compartilhado, Giardelli explicou que vivemos em um hiato de séculos e de gerações, com empresas do século XX e pessoas do século XXI. 

Os muvuqueiros curtiram uma grande palestra de abertura.
(Foto: Tammy Caldas) 
“Hoje, ser jovem não tem nada a ver com a idade. Tem a ver com como você encara as mudanças”, diz o nosso Humano 5.0, que conta ter ido palestrar em Madrid e o outro palestrante do evento era um robô. “Eu tenho que me cuidar, se não ele pode roubar o meu emprego”, brinca Giardelli.

O nosso primeiro palestrante trouxe para os muvuqueiros um amplo panorama do século XXI, onde o motor econômico é a economia criativa, sendo a Comunicação uma parte extremamente importante desta economia.  “Antes, para você ter um grande capital social você precisava de muito dinheiro. Agora você precisa de uma grande ideia”, explica Gil. Hoje em dia o comportamento e a visão das pessoas mudaram. Ninguém gosta de ser chamado de consumidor. Muvuqueiro ou não, todos queremos ser chamados de pessoas.

Giardelli destacou bastante a importância de compartilhar gentilezas. “A moeda do século XXI é a reputação. Não dá mais para competir, tem que integrar e cooperar”, diz o palestrante. Antes, o bem era de uma pessoa, e hoje é um bem social coletivo.

Toda a (Des)Organização da Muvuca 2012 com Gil Giardelli
(Foto: Divulgação)
Gil inspirou a plateia ao dizer que a matéria prima do século em que vivemos é o sonho, e que sonhar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho, mas que quando sonhamos juntos é o inicio de um processo de transformação. “Criem o mundo de vocês. Não esperem ter um grande emprego em uma grande agência. Montem a agência de vocês, montem o emprego de vocês. Nunca foi tão difícil conseguir um grande emprego, mas também nunca foi tão fácil criar um”, disse o Humano 5.0, e finalizou sua palestra com a frase: “Não usem velhos mapas para descobrir novas terras”.

O primeiro dia de Muvuca encerrou com muitos aplausos para o nosso primeiro palestrante, um dueto inesquecível de Petterson Farias e Rômulo Baía cantando sobre os galhos secos de uma árvore qualquer e a promessa de que ainda tem muita coisa boa para acontecer na Muvuca na Cumbuca 2012. Então, fica ligado. Hoje tem palestra do nosso Sr. Interessante, Sérgio Gwercman, e ainda dá tempo de comprar seu passaporte! 

Texto: Anne Beatriz Costa


1 muvucada sobre isso

  1. Nilson Nunes disse... 3 de maio de 2012 às 14:36

    Que legal, essa palestra deve ter sido maravilhosa. Go go Muvuca!! :D

Postar um comentário