sábado, 5 de maio de 2012

// //

Aos muvuqueiros


E você? Curtiu? (Foto: Tony Lameira)
Faz quase um ano. Lá no fim do dia 14 de maio, quando Petterson Farias e Anne Beatriz encerraram a Muvuca 2011, uma frase foi dita em alto e bom som:

Fica, vai ter Muvuca 2012!

Essas palavras ecoaram forte na cabeça de muita gente presente no Centro de Eventos Benedito Nunes. Ecoaram tanto que, alguns meses depois, cerca de 40 pessoas resolveram se juntar, abrindo mão de horas livres e de outras obrigações, pra transformar aquele desejo em realidade.


Uma (Des)Organização de mala e cumbuca no Benezinho. (Foto: Gustavo Ferreira)

Então, começou a jornada. A maioria dos novos fazedores de muvuca da UFPA estava ali, naquela plateia dos dias 11, 12, 13 e 14 de maio de 2011, alimentando a vontade de um dia, quem sabe, estar do outro lado. Estavam. Vieram as primeiras reuniões, as primeiras decisões, as primeiras madrugadas em claro, os primeiros trabalhos atrasados da faculdade...

Imaginem o trabalho que dá planejar não apenas um grande evento de três dias, mas outros sete pré-eventos, as Muvuquinhas, em lugares espalhados por toda a Região Metropolitana. Imaginaram? Agora imaginem a satisfação a cada aplauso, a cada pergunta, a cada elogio, que vinha daí, de vocês, muvuqueiros. A cada badge no Twitter, a cada like, cada calouro desesperado por um passaporte, mais aumentava a certeza de que nada era em vão. E nada foi mesmo.

Oficinas: hora de fazer. (Foto: Tammy Caldas)

Tivemos o cuidado de montar uma programação variada, que alcançasse o maior número de pessoas possível. Juntamos comunicólogos – de dentro e fora da academia – na nossa singela casa, e levamos nossa Muvuca até outras faculdades, pois acreditamos que fazer comunicação não é guardar conhecimento no nosso quintal. Tentamos semear por aí, e nós achamos que o vento foi favorável a nós, todos nós.

Nas mesas de debate, o espaço para a interação. (Foto: Fabíola Lourenço)

Muita pesquisa, muitos nomes, até chegarmos à Cumbuca Fantástica. Gil, Gwercman e Daniela, três profissionais talentosos, inteligentes e que souberam segurar, ou melhor, cativar o público, mesmo depois de três dias cheios de atividades.

Hoje, a Muvuca 2012 virou passado. Mais do que isso, a Muvuca 2012 virou história! E de quem é a culpa? É de quem acreditou na nossa proposta e comprou a ideia, seja patrocinando, seja oferecendo suporte técnico, seja comprando passaportes. Sem vocês, muvuqueiros, o que seria de nós? Quase sete meses, mais de 40 reuniões, comissões, madrugadas e bate-papos no Facebook, tudo pensando em vocês.

Aqui nós encerramos as atividades, dando a deixa pra que venham as próximas reuniões, as próximas ideias, os próximos encontros, a próxima construção. Se vamos parar? Nunca. A comunicação não para, ela vive e reina a todo instante. O que podemos e devemos fazer agora é apenas deixar nossa gratidão a todos vocês, convidados, palestrantes e participantes, que fizeram a Muvuca na Cumbuca 2012 acontecer. 

Aos muvuqueiros, muito obrigado!



A (Des)Organização.


1 muvucada sobre isso

  1. Petterson Farias disse... 6 de maio de 2012 às 17:43

    Quando a gente, enfim, percebe que Muvuca na Cumbuca, longe de ser apenas uma semana de comunicação, é estado de espírito. É vontade conjunta de compartilhar, trocar, interagir e dialogar.

    Muito orgulhoso do trabalho produzido pela (des)organização 2012. Vocês são fodas.

    Agora, com licença, que eu preciso escolher o meu tema de entrada na Muvuca 2013. Beijos

Postar um comentário