quinta-feira, 26 de abril de 2012

// //

UEPA recebe a última Muvuquinha de 2012


Klébeson Moura, Ana Paula Freitas, Felipe Braun e Natália Pereira: última Muvuquinha da temporada fala de Design
(Foto: Antonio Macêdo)

A (Des)organização da Muvuca na Cumbuca se despediu de suas Muvuquinhas, realizando a última edição na última quarta-feira, 25, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologias (CCNT) da UEPA. Com o tema Design também é comunicação, o evento trouxe um bate-papo entre os profissionais Felipe Braun, da Contemporâneo Design, Klébeson Moura, da Avisi Comunicação, e Ana Paula Freitas, professora da UEPA, mediados por Natália Pereira, estudante de Comunicação Social da UFPA.


Auditório cheio, expectativa no ar. O bate-papo teve duas horas de duração e iniciou, como de costume, com a irreverente apresentação de Natália Costa e Rômulo Baía. Após isso, Klébeson Moura começou a conversa, falando sobre as mudanças que a Avisi Comunicação, agência em que trabalha, sofreu. De Agência de Texto, a Avisi evoluiu para uma Agência de Comunicação e, hoje, migra para uma Agência de Design. Segundo ele, o diferencial do designer em uma agência é que ele “introduz uma nova forma de pensar”, e foi isso que gerou a mudança estrutural em sua agência.

Ana Paula Freitas (Foto: Antonio
Macedo).
Klébeson afirma que o designer procura soluções. Com isso, o ponto chave de qualquer agência é a interdisciplinaridade. “Saímos de um ponto em que não oferecemos apenas produtos, mas sim soluções. Uma agência, para ter sucesso, deve unir as áreas, a Publicidade, o Design, entre outras, para pensar em novas estratégias e soluções para fazer o que o cliente deseja.”, conta.

Ainda nessa discussão sobre a interdisciplinaridade, Felipe Braun conta que o principal é entender o Design, para, assim, conflitá-lo com a Publicidade. Com experiências na área de Jóias e de Design Gráfico, ele afirma que o trabalho de um designer parte de um problema e que, para uma agência ter êxito, ela deve reunir os conhecimentos de profissionais de todas as áreas, buscando solucionar o problema apresentado. "Se você está em uma agência em que tenha o profissional de Design junto com outros, de outras áreas, você deve dividir o trabalho. Essa mistura é boa, pois isso te adiciona novos conhecimentos, novas experiências.", conta Felipe.

O papo continuou com a professora Ana Paula, que conta que o Design, em muitas faculdades, é considerado uma habilitação de Comunicação Social. Ela considera o uso da metodologia uma das principais diferenças entre o Design e a Publicidade. "O designer é treinado para pensar metodologicamente, coisa que o publicitário nem sempre é. Isso ocorre, talvez, pela herança que o Design herda das áreas de exatas", afirma a professora. Para ela, a interação entre o Design e a Publicidade é uma utopia, e "como toda utopia, precisa ser focada como um estrela guia".

Natália Costa entrega o passaporte da Muvuca
a um dos sorteados (Foto: Antonio
Macedo)
Os muvuqueiros interagiram com os palestrantes, fazendo perguntas diversas e acrescentando pontos importantes nessa discussão. A Muvuquinha da UEPA acabou e deixou, para os participantes, muitas ideias pipocando na cabeça, para que cada um chegue a sua própria conclusão de como funciona a relação entre Design e Comunicação. Para encerrar, a mediadora Natália Pereira deu voz aos apresentadores, que, com um aperto no coração, se despediram das Muvuquinhas, mas marcaram presença na Semana de Comunicação da UFPA, a Muvuca na Cumbuca.

Para fechar com chave de ouro, os apresentadores, Natália Costa e Rômulo Baía, realizaram o sorteio de dois passaportes para participar da Muvuca na Cumbuca. Os sortudos foram dois calouros do curso de Design da UEPA, que já confirmaram a sua presença na beira do rio. Não deu pra assistir a Muvuquinha e perdeu o sorteio? Não fique triste! Ainda dá tempo de participar. É só procurar algum membro da (Des)organização e adquirir o seu passaporte. A Muvuca 2012 acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de maio, na UFPA, e promete abalar com novas propostas, discussões e debates. Não perde!
Texto: Paloma Wilm


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário