segunda-feira, 2 de abril de 2012

// //

Era uma vez uma cumbuca, comunicação e muitas histórias


Estamos a apenas um mês da Muvuca 2012 [todas grita], e um dos nossos parceiros mais importantes no ano passado volta a virar cumbuquinha para mais uma pré-Semana de Comunicação da UFPA. Para ajudar a (Des)organização a escrever nossa história em 2012, a Livraria Saraiva receberá a 5ª Muvuquinha, e o tema não poderia ser mais adequado. 
Literatura e Comunicação: Era uma vez...” traz a professora Lívia Barbosa (UFPA) para dialogar com os muvuqueiros sobre a relação entre a literatura e as diversas áreas que compõem a comunicação, tais como o jornalismo, a publicidade, o design gráfico e o cinema.
O jornalismo e a literatura, por exemplo, podem ser vistos caminhando lado-a-lado, de forma mais marcante, lá por meados do século XVIII. Ciro Marcondes Filho, sociólogo e jornalista, classificou esse período como aquele em que se exercitava o Primeiro Jornalismo. Era uma fase em que os jornais eram liderados com mão de ferro por políticos, escritores e intelectuais, o que refletia no conteúdo e na forma dos textos publicados. Esses teriam sido os primórdios do gênero conhecido como Jornalismo Literário, que hoje tem um conceito muito mais amplo, distante do fugir ao temido lead.
Não seria viagem falar também que jornalismo e literatura têm lá suas semelhanças ao construírem suas narrativas. O jornalista escreve suas matérias jornalísticas com base em relatos de “personagens” que são escolhidos para formar uma “trama” específica. E como ele, muitas vezes, não presenciou os fatos, uma certa dose de subjetividade e ficção é utilizada para recapitular a história que está sendo contada. E nem sempre a literatura pode ser considerada apenas ficção: os personagens e acontecimentos das histórias ficcionais podem ter sido baseados em vivências do escritor, embora este tenha maior liberdade para carregar na ficção, com a intenção de buscar no leitor as mais variadas reações.
Essa é só uma pequena amostra do bate-papo que vai rolar nessa quarta-feira. Quer saber mais? Então, não esquece: antes de arrumar as malas para o feriado e curtir aquele bronzeado em Salinas na laje de casa, dá uma passadinha na Muvuquinha. É nesta quarta, 04, às 19h, no Auditório Benedito Nunes, na Saraiva Megastore do Shopping Boulevard. O evento é uma boa pedida pra quem gosta de boas histórias.  Além disso, a entrada é gratuita e o certificado é garantido. Mas é melhor você chegar cedo pra conseguir um lugar. As vagas são limitadas.

Texto: Karina Menezes


1 muvucada sobre isso

  1. Anônimo disse... 2 de abril de 2012 às 19:21

    Vem que vai ser legal, eu garanto.

Postar um comentário