sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

// //

Revirando a Cumbuca - parte 1


A Unama BR foi a casa da primeira Muvuquinha de 2011. (Foto: Victor Nikolai)


Muvucar é conhecer novas pessoas, trocar ideias e, no final, guardar lembranças muito pai d’égua dos dias em que você vestiu a camisa e entrou na Cumbuca da UFPA.  Em 2011, ela foi palco para uma programação de mesas de debates, oficinas e palestras com professores e pesquisadores daqui e do Brasil inteiro, proporcionando experiências únicas. Os mais de 400 muvuqueiros foram testemunhas de um dos maiores, quiçá o maior evento acadêmico de Comunicação deste Estado.

A Muvuca 2012 te convida a revirar essa cumbuca e conhecer nossa história, para aqueles que estão chegando agora, ou recordar, para aqueles que já são velhos conhecidos. Toda essa galera dedicou quatro dias do mês de maio para curtir a Comunicação em todas as dimensões. E pra quem pensa que cumbuca é panelinha, alunos de outras faculdades da cidade vieram até a beira do rio mostrar a quantas mãos, ouvidos e cabeças se faz comunicação.


Muvuquinhas: o aquecimento

Muito antes do dia 11 de maio, abertura oficial da Muvuca 2011, a galera já sabia o que vinha pela frente, seja pela divulgação massiva na internet, ou através de aperitivos em forma de bate-papos, realizados para preparar nossos comunicólogos. Afinal, ninguém sai, muito menos chega ingênuo na Cumbuca. Estes aperitivos foram as Muvuquinhas.

Desde fevereiro, passamos por diversas universidades de Belém, conversando sobre temáticas contemporâneas, principalmente sobre as novas mídias e seus impactos sobre uma sociedade cada vez mais tecnológica e interacional.

Começamos pela Unama, onde professores e alunos discutiram os novos significados do receptor nas novas mídias. Mais de 200 muvuqueiros participaram de um bate-papo sobre redes sociais, conectividade, portabilidade e publicidade 2.0. Depois, a Muvuquinha voltou pra casa e ex-alunos da UFPA receberam os novos calouros, contando suas experiências acadêmicas e suas expectativas sobre o mercado de trabalho.

A Livraria Saraiva ficou pequena pra tantos muvuqueiros, na última
Muvuquinha. (Foto: Fabíola Lourenço)
Já em abril, três pré-eventos movimentaram a Cidade das Mangueiras. Nossa primeira parada foi no IESAM para falar da comunicação tecnológica e midiatizada; depois, a FAP acolheu os muvuqueiros num bate-papo sobre produção de conteúdo na web; e pra encerrar, levamos a Cumbuca até a livraria Saraiva pra uma conversa com o professor da UFPA Fábio Castro, onde o tema foi a formação de identidades no mundo virtual.




Do fim da última Muvuquinha até a Muvuca de fato, foram duas semanas de muita ansiedade. Mas, pra vocês lembrarem ou descobrirem como foi a nossa Semana de Comunicação, basta esperar até amanhã. Nem é muito, vai?


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário