Ex-(des)organizadores contam histórias do evento, relembrando a origem e história da Semana de Comunicação da UFPA
Por: Adams Merces e Rafael Miyake
A Muvuca na Cumbuca é, desde 2008, a Semana de Comunicação da UFPA. Em 2018, completa 10 anos de história, além de retornar do hiato de um ano. A Muvuca relembra, com a colaboração de seus ex-(des)organizadores, como marcou a vida acadêmica e profissional dos que passaram por ela nesta última década.
O evento começou a ser pensado em 2007 por um grupo de alunos de Publicidade das turmas de 2005 e 2006, que viviam momentos de pouca movimentação dos professores e graduandos de Comunicação. “A maioria só ia pra aula e depois ia embora pra casa”, relembra Keila Fukushima, publicitária, da turma de 2006 e ex-(des)organizadora da Muvuca.
Conversa durante a Muvuca na Cumbuca de 2008. Foto cedida por Keila Fukushima.
Após a mobilização de estudantes da Universidade Federal do Pará, que também contou com a ajuda de alunos de outras instituições, a Muvuca na Cumbuca teve sua primeira edição, de 05 a 09 de novembro de 2008, com o tema “Novas Formas de Comunicação na Contemporaneidade”. Keila ressalta que, no começo, a dificuldade financeira era grande. “Tivemos que correr atrás de parcerias para fazer o evento acontecer. Conseguimos as bolsas e camisas de uma malharia, passagem e hospedagem de um palestrante pelo ILC, auditórios emprestados da Prefeitura, equipamentos de vários departamentos da UFPA, e assim o evento aconteceu”, rememora a publicitária.
(Des)organizadores de 2008. Foto cedida por Keila Fukushima.
Nos anos de 2009 e 2010, a Muvuca não aconteceu, sendo retomada em 2011. Andreza Jackson, formada em Publicidade, colaborou para o resgate das atividades, pois considerava a proposta do evento interessante e que contribuiria significativamente à formação dos estudantes de comunicação da UFPA. “Quando começamos a ser (des)organização em 2010 (para preparar o evento para 2011), alguns alunos de 2009 e 2010 se juntaram a nós e resolvemos criar um formato diferente da primeira edição, pois queríamos enriquecer os debates trazendo profissionais e pesquisadores de destaque nos temas que seriam discutidos no evento, e proporcionar uma visibilidade nacional dessa iniciativa que estávamos apostando”, pontua Andreza.
Andreza Jackson na Muvuca 2013. Foto: arquivo da Muvuca
0 muvucadas sobre isso
Postar um comentário