quinta-feira, 10 de novembro de 2016

// //

Foi dada a largada! A Muvuca 2016 começou

A Muvuca na Cumbuca 2016 começou! Ontem, pela manhã, muitas pessoas compareceram ao credenciamento e à primeira mesa de debate, no bloco F da UFPA. O Credenciamento começou bem agitado e com muita energia por parte da (des)Organização e, principalmente, dos muvuqueiros, que puderam escolher as oficinas que desejavam.

A mesa de abertura da Muvuca na Cumbuca 2016, foi “O mercado em movimento: As novas formas de trabalho na atualidade”, composta por Lívia Magno da Jokerman Belém; Paulo Falcão da CA Comunicação e Marina Chiari (UNAMA/Casa OIAM) e foi mediada pelo meu (des)Organizador Lucas Melo. A mesa abordou sobre as novas formas de trabalho e quem estava recebeu ótimas dicas em relação aos tipos de clientes que serão encontrados por aí; como serão futuros trabalhos e como eles possivelmente estão ligados às redes sociais. O mais lembrado pelos participantes da mesa é que devemos fazer o que gostamos de fazer.


Tivemos pausa para almoço e na parte da tarde aconteceram mais 4 mesas de debate.


A mesa “AFROntando: Representatividade Negra na Atualidade” foi composta por Aissa Matos (Coletivo ParAfrica); Katiana Oliveira (Coletivo Consciência Negra); Odalicia Oliveira (Prof. Esp. em Cultura Negra) e Flávia Ribeiro (CEDENPA) e teve mediação do (des)Organizador Jobs Machado.  Foi abordado sobre temas como tratamento e marginalização dos afrodescendentes, além do excesso de opressão que podem causar impactos psicológicos e sociais grandes. Resistência também foi um dos assuntos comentados.


A mesa “Entre o Certo e o Errado - A ética na Comunicação” contou com Denilson d’Almeida (Diário do Pará); Bernardo Aquino (Libra Design), Orlando Simões (IFPA/Revista Ponto Zero) e Sávio Fernandes (Prof. Msc. em Design/UEPA) mediada pelo (des)Organizador Luiz Vilhena. A mesa abordou temas como o mercado de trabalho para o profissional do design; ética no jornalismo; questões relacionadas ao “freelancer”, que ainda e visto como amador e não como profissional; Foi destacado também sobre os baixos salários do profissional de comunicação e sobre a contratação dos mesmos recebendo valores inferiores ao piso, além da importância da relação entre cliente e profissional.

A mesa “Eu posto, tu postas, nós compartilhamos: A colaboratividade nas redes sociais” teve Diego Cruz (i9 Mais Comunicação); Jéssica Rodrigues (Novelo Lab) e Larissa Carrera (FEAPA) e foi mediada pela (des)Organizadora Natalie Santana. A mesa abordou a questão do mercado publicitário e os avanços tecnológicos, em que o cliente passa a ter voz; Redes colaborativas e engajamento e mobilização via facebook



A mesa “Manda Nudes: A Nudez na Contemporaneidade foi composta por Matheus Aquino (Projeto Admitir); Ivana Oliveira (UNAMA) e Marcus Dickson (Estácio FAP) e foi mediada pelos (des)Organizadores Jobs Machado e Lucas Melo. Na mesa os muvuqueiros presentes puderam refletir sobre as questões relacionadas ao envio de nudes e quais proporções isso pode ter, sendo estes positivos ou negativos, e em como o nude consegue aumentar a estima de uma pessoa e se tornar um objeto de apreciação pessoal grandioso.


Curtiu? Mais tarde sai o post com o que rolou no segundo dia de Muvuca e nas oficinas. Amanhã a cumbuca encerra no auditório do IESAM, na Av. Gov. José Malcher, 1148, a partir das 14h, com as palestras de Roger Elarrat, jornalista e diretor de cinema; Henrique Silveira, fotógrafo e integrante do Coletivo Fora do Eixo e Mídia Ninja e a Carla Lemos, publicitária criadora do blog "Modices". Ainda podes adquirir teu passaporte para as palestras.


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário