terça-feira, 24 de abril de 2012

// //

Muvuquinha, design e comunicação





Há quem pense que design se restringe apenas a estética dos objetos. Quando algo é bonito ou atraente, algumas pessoas enchem a boca para falar que aquilo possui um design interessante. Mas não é bem assim. O design diz respeito, sim, a aparência, mas vai muito além disso. Ele busca aliar a estética com a funcionalidade, ou seja, tenta criar ou recriar algo que já existe, aperfeiçoando a sua aparência, associando isso aos benefícios que aquele objeto pode trazer para o ser humano. 


O design está presente em tudo, seja em roupas, sapatos, utensílios domésticos, ambientes, peças gráficas e tipografias. É toda uma concepção, uma elaboração dos objetos e do mundo que nos rodeia. Nesse contexto, é possível perceber que o design é uma área próxima à Comunicação. Por quê? Pelo simples fato de ele comunicar algo. Ele usa diversas estratégias, incluindo as estratégias comunicativas, para convencer e atrair o seu público desejado.

Essas estratégias utilizadas pelo design podem ser vistas em variados locais, seja nas formas contidas em um logotipo, que representam toda uma cultura de marca por trás do sinal gráfico, seja pela composição harmônica do interior de um ambiente, que, por meio do design, tem função de passar alguma mensagem, ou, também, em determinado projeto de embalagem, que tem o objetivo de efetivar a escolha do produto pelo consumidor na hora da compra. 

Mas até que ponto o Design e a Comunicação andam juntos? É pra discutir essas e outras questões que a Muvuquinha da UEPA traz o tema “Design também é Comunicação”. O bate-papo vai contar com a participação de Ana Paula Freitas (professora da UEPA), Felipe Braun (Contemporâneo Design) e Klébeson Moura (Avisi Comunicação), sendo mediado por Natália Pereira, estudante de Comunicação Social da UFPA.

Então anota na agenda: nesta quarta-feira (25), no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA (Tv. Enéas Pinheiro, 2626), a gente te espera pra conversar sobre Design. Mas fica esperto que dessa vez a Muvuquinha acontece uma hora mais cedo, às 18h. Vê se não esquece que esse é o último pré-evento antes da Muvuca de fato, nos dia 2, 3 e 4 de maio. Tá chegando, muvuqueiro!


Texto: Paloma Wilm


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário